Amunesc dá suporte técnico aos municípios no acolhimento aos moradores de rua

A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), por meio da Assessoria de Assistência Social, ofereceu todo o apoio técnico para a montagem dos abrigos provisórios que estão sendo montados pelos municípios associados. Esses espaços são necessários para que haja o atendimento aos moradores de rua durante os períodos de dias frios que estão previstos para esta semana.

De acordo com a assessora de Assistência Social da Amunesc, Evelise Maria Junkes Buzzi, foram repassadas as orientações às Secretarias de Assistência Social das cidades da região de como devem ser montados os abrigos. Os locais devem ter a disponibilidade de colchões, cobertores, roupas para inverno e acesso à higiene e alimentação.

“Os municípios estão preparados para o acolhimento. É importante a integração entre a Assistência Social e a Defesa Civil para trabalharem juntas nessa ação de atender a todas as pessoas necessitadas”, destaca Evelise.

Como estão as estruturas dos municípios

Araquari – Prefeitura possui convênio com a Casa de Passagem Nova Vida para atender cerca de 40 pessoas em situação de rua. Foram adquiridos kits de inverno para fornecer aos mais necessitados.

Balneário Barra do Sul – A Prefeitura instalou um grupo estratégico para combate à frente fria. Está sendo aberta uma cozinha comunitária para atender as pessoas de rua. Também serão arrecadados cobertores e colchões para distribuir às pessoas que são cadastradas na Assistência Social. Os donativos poderão ser entregues nos Bombeiros Voluntários, Secretaria de Assistência Social e Saúde.

Campo Alegre – A Prefeitura de Campo Alegre está fazendo distribuição de cobertores e roupa para a população carente. O município também está avaliando um novo local para abrigar moradores de rua neste período.

Garuva – A Prefeitura de Garuva montou uma estrutura na Escola Tancredo de Almeida Neves para atender moradores em situação de rua. O local tem capacidade para acolher até 30 pessoas. São oferecidos com cobertores, colchão, higiene e alimentação.

Itapoá – A Prefeitura de Itapoá, juntamente com Assistência Social e Defesa Civil, montou um abrigo no Ginásio Municipal Ivo Zagonel. O local possui colchões, cobertores, material de higiene e alimentação. Também serão feitas rondas noturnas para acolhimento.

Joinville – A Prefeitura de Joinville abriu nesta terça-feira (27/07), o Abrigo Emergencial para pessoas em situação de rua, no ginásio Abel Schulz. O abrigo já está preparado com colchões e cobertores e tem capacidade para atender a 100 pessoas. Os usuários vão receber jantar e café da manhã. Para as pessoas em situação de rua que possuírem cães, haverá um espaço destinado aos animais.

Rio Negrinho – A Prefeitura de Rio Negrinho reabriu nesta terça-feira (27/07), o abrigo provisório para atender moradores de rua. O local fica no antigo prédio da Delegacia de Polícia, na rua Arnaldo de Almeida Oliveira. A equipe técnica da secretaria estará percorrendo a cidade e abordando os moradores em situação de rua, convidando-os para ficar no abrigo durante a onda de frio. No local, haverá um guarda responsável pelo abrigo, bem como será servida alimentação para os abrigados.

São Bento do Sul – A Secretaria de Assistência Social de São Bento do Sul montou um espaço específico para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade que não possuem um local para passar a noite. A Defesa Civil também estará em alerta para prestar auxílio. O espaço fica localizado no antigo CAFI – Centro de Apoio e Formação Infanto Juvenil, na Vila 1° de Maio, e está disponível desde o mês de maio deste ano, atendendo em média seis pessoas por dia.

São Francisco do Sul – Com a vinda das baixas temperaturas, a Secretaria Municipal de Assistência Social reforça as ações de atendimento às pessoas em situação de rua na cidade por meio de abordagens com distribuição de cobertores e refeições, além de disponibilizar um espaço para acolhimento no Ginásio Municipal Dauro Stazak, na Escola Waldemar da Costa, na Água Branca. O abrigo funcionará das 18h às 07h do dia seguinte, sendo disponibilizado banho, refeição, itens de higiene pessoal, roupas e cobertores.

Da Amunesc, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook