Prefeitura de Itapoá lança novo episódio do documentário “Minha Itapoá tem História”

A Prefeitura de Itapoá lançou neste domingo, dia 1º de agosto, o segundo episódio do documentário “Minha Itapoá tem História”. A produção, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, traz entrevistas com os moradores mais antigos de Itapoá, que contam sobre os primeiros anos de desenvolvimento da cidade, o estilo de vida e os costumes que até hoje são preservados.

Para o secretário municipal de Turismo e Cultura, João Márcio Faligurski, o documentário é uma forma de demonstrar gratidão aos pioneiros itapoaenses. “Preservar as memórias dos que ajudaram a fazer de Itapoá uma cidade acolhedora e rica em desenvolvimento é uma forma de agradecer e dar resistência aos nossos valores, nossas crenças e nossa identidade cultural”, afirma o secretário.

O projeto surgiu da necessidade de se resgatar e preservar a história de desenvolvimento do município. O objetivo é que, além de se tornar um acervo histórico, o documentário sirva de material didático nas escolas da cidade, utilizado para contar a história do povo itapoaense.

O prefeito de Itapoá, Marlon Neuber reforça a importância de se registrar a história do município para as gerações futuras. “Quando iniciamos o projeto, sentíamos a perda de muitos pioneiros que levaram consigo a memória da história da nossa cidade. Nossa história é composta, principalmente, por memórias vivas, repassadas verbalmente de geração em geração”, explica Marlon.

A promessa é de que surjam mais novidades para a Cultura do município. “Com este projeto, estamos documentando toda nossa história em audiovisual. Este é apenas o segundo episódio, e virá muito mais pelo caminho. A cada degrau deste projeto, temos a certeza de que nossa Itapoá tem muita história”, completa o prefeito.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapoá, com adaptações da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook