
Amunesc deve ser a base administrativa da Região Metropolitana de Joinville

A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) deve ser a base técnica e administrativa da Região Metropolitana de Joinville, que abrange as nove cidades que já integram a entidade.
A centralização dessa estrutura nessa instituição se basearia no foco da economia para o Estado, que não precisaria investir em uma criação de superintendência. Com isso, dispensaria a necessidade do aumento do quadro de pessoal para fazer a gestão da Região Metropolitana.
Esse princípio da economicidade será um dos focos para encaminhar a aprovação do Projeto de Lei Complementar Nº 001.8/2021, que cria as Regiões Metropolitanas de Joinville, Jaraguá do Sul e do Planalto Norte, na Comissão de Transporte e Gestão Urbana.
Na Audiência Pública realizada pela própria comissão, na noite dessa segunda-feira, dia 25 de outubro, na Câmara de Vereadores de Joinville, foram apresentadas as bases do projeto de lei.
Com a instalação da Região Metropolitana de Joinville, os municípios integrantes teriam mais força para trabalhar projetos de melhorias nas áreas que requerem grandes investimentos, como: mobilidade, saneamento, transporte público e coleta seletiva de resíduos.
A ideia é que, sendo aprovado o projeto, forme-se um Conselho Metropolitano, com a participação dos prefeitos de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul, e mais dois representantes indicado pelo Governo do Estado.
Essa organização teria o apoio técnico e administrativo da Amunesc, que seria a sede dessa organização regional, visto ser uma estrutura considerada chave, que já serve como ponte de diálogo entre os prefeitos.
A Amunesc é favorável à aprovação do projeto de lei. Segundo o presidente e prefeito de Garuva, Rodrigo Adriany David, a Associação está preparada para dar o suporte necessário para a organização desta estrutura.
Com isso, os municípios poderão ter acesso a recursos federais e internacionais para colocar em prática a resolução de problemas comuns, visando a melhoria da qualidade de vida dos moradores de todas as cidades contempladas pela região metropolitana.
O projeto de lei será debatido em novembro na Comissão de Transporte e Gestão Urbano da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual João Amin. Só depois de aprovado nessa comissão, será levado ao plenário, para ser debatido e votado em definitivo.
Da Amunesc, com adaptações da Tribuna de Itapoá. FOTO: Diego Rosa/Amunesc.
Leia também:
Série televisiva aborda rede de exploração sexual de menores que atuava também em Itapoá
Operação da PF contra fraudes no GOV.BR tem desdobramentos em Itapoá
Crescimento em movimentação de cargas nos portos de SC supera a média nacional
Relacionado
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário