Bombeiros de Garuva recebem nova viatura e moção de aplausos

Na manhã dessa quinta-feira, dia 28 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar em Garuva realizou solenidade de formatura de entrega de viatura auto socorro de urgência e de moção de aplausos da Câmara de Vereadores local aos bombeiros militares e comunitários da Cidade.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: Cel BM Charles Alexandre Vieira, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina; TCel BM Fabiano Bastos das Neves Comandante, do 7°BBM, Maj BM Priscila Casagrande, Sub Comandante do 7° BBM; Cap BM Rodrigo Vanderlinde, Comandante da 3ª CBM de Barra Velha; Ten BM Alexandre de Mello Rogge, Comandante do 4° PBM de Itapoá; 1º Sgt PM França, Comandante da Polícia Militar de Garuva; 3º Sgt BM Ulisses Duarte de Araújo, Comandante Interino do 2° GBM de Garuva; Sr. Adamastor Saad Benedet Junior, Chefe de gabinete da prefeitura municipal de Garuva; representando o Sr. Prefeito do município de Garuva, senhores vereadores Jarbas Budal, Eliseu Olivério, Edson Back e secretários da prefeitura municipal de Garuva.

Por conta das medidas de combate ao Covid-19, a solenidade contou com número reduzido de presentes, utilizando corretamente as máscaras e evitando contato físico.

A solenidade iniciou com a entrega de moção de aplausos indicada pelos vereadores Jarbas Budal e vereador Edson Jair Back, a bombeiros militares e comunitários por ocorrências de vulto que atenderam, destacando individualmente os bombeiros pelos relevantes serviços prestados ao município de Garuva e pelos atos de bravura e atitudes que os levaram a concluir sua missão com êxito.

A primeira moção de aplausos proposta pelo vereador Jarbas Budal visou destacar o atendimento de um incêndio em carreta com carga altamente inflamável na BR 376. Tal ocorrência pode demonstrar o alto grau de eficiência da guarnição em questão. Destacou-se, na cerimônia, que o local do sinistro era localizado próximo aos dutos de combustível da empresa Petrobras. Isso trazia um grande risco à operação, mas devido a ação rápida de combate da guarnição, evitou-se um acidente de grandes proporções. A explosão dos 60 mil litros de combustível da carreta que estava em chamas, aliada aos dutos de combustível da Petrobras, teria proporções catastróficas. A guarnição desse atendimento era composta pelos Sd BM Marcus Vinicius Ceschini Santos, BCP Marcos Flores, BC Leonildo Veiga Amaral e BC Erica Cunha Sauter.

A Segunda moção de aplausos proposta pelo vereador Edson Jair Back visou destacar o atendimento de um incêndio florestal de grandes proporções na região montanhosa do Alto do Quiriri, levando em conta a complexidade logística e de recurso humanos, não só do combate em si, mas também de modo a não prejudicar o demais atendimento do município, assegurando o atendimento administrativo e operacional. Esses foram destacados como exemplos de comprometimento, responsabilidade e dedicação, servindo de referência para seus superiores, pares e subordinados. A equipe mobilizada para realizar esse atendimento foi composta pelos seguintes bombeiros militares e comunitários: 3°Sgt BM Luiz Roberto Raupp Borges, 3°Sgt BM Ulisses Duarte De Araújo, Sd BM  Rafael Setim Porto Alegre, Sd BM Alcydes Aldo Da Silva, BCP Marcos Flores, e Bombeiros Comunitários: Gabriel José Schatzmann Junior, Thiago Fernando Tondorf, Mikaeu Gonçalves De Oliveira, Patrícia Teresinha Schecheleski, Ana Caroline Martins Rodrigues Raitz, Edilson Nascimento, Aline Odete da Silva, Camila Domingues Duarte, Dulce Nelci Schussler, Gean Vinícius Back, Luan Fabrício de Oliveira Lima, Ricardo Henrique Schussler Stricker, e Gesiel Eggea Menezes.

No terceiro ato da solenidade, foi feita a entrega oficial de uma viatura auto socorro de urgência, do tipo furgão da marca Renault, modelo Master, a qual foi adquirida através do fundo de melhorias do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina, empenhando o montante de R$ 171.475,00, pelo qual o senhor comandante geral Cel BM Charles Alexandre Vieira, contemplou o 2º GBM da cidade de Garuva.

Já a transformação desse veículo em viatura tipo auto socorro de urgência foi realizada por meio de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Garuva e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Convênio em que foi empenhado o montante de R$ 126.320,00.

Em nota, o quartel dos bombeiros de Garuva agradece ao Comando Geral pela destinação da referida viatura ao município e também ao grande apoio da Câmara de Vereadores Municipal, que prontamente aprovaram a solicitação de suplementação do recurso para transformar o furgão em auto socorro de urgência. “Salientamos a importância dessa grande parceria entre Corpo de bombeiros, Prefeitura Municipal de Garuva e Câmara de Vereadores. Tal investimento irá melhorar a segurança e eficácia de trabalho dos bombeiros do serviço operacional da cidade e o maior contemplado acaba sendo a população garuvense, que terá cada vez mais qualidade nos atendimentos das emergências do município”, divulgou o Corpo de Bombeiros Militar de Garuva.

Do Corpo de Bombeiros Militar de Garuva, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook