AMA Itapoá inaugura seu novo espaço “Jardim Sensorial & Horta Educativa”

Na manhã deste sábado, dia 29 de janeiro, a AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista) de Itapoá inaugurou um importante espaço para a continuidade do trabalho que realiza na cidade. Trata-se do “Jardim Sensorial & Horta Educativa”. Contando com o patrocínio do Sicredi Norte SC através do Fundo Social 2021, o espaço foi preparado com muito carinho, amor e dedicação da Diretoria e membros da Associação.

Para a inauguração, compareceram o vice-prefeito de Itapoá, Jeferson Rubens Garcia; o presidente da Câmara de Vereadores local, Tiago de Oliveira; o vereador Gerson Chaves Piazzetta; os radialistas Veroni Ramos e Marcão; o jornalista Thiago Gusso; as diretoras da AMA Elvira Lacerda e Rita Gaúcha; a terapeuta ocupacional Vitória Pessatti; e os pais Wellington Cassiano e Claudio Del Mestre.

A própria presidente da AMA, Elvira Lacerda, foi quem apresentou o espaço aos presentes. Ela explicou que todos da Associação estavam ansiosos para esta inauguração, pela qual trabalham desde o ano passado (2021). O objetivo dos espaços recém-criados é trabalhar com as crianças aspectos do meio ambiente e sensoriais. A intenção é que elas possam se adaptar às várias texturas. “O objetivo maior é que as crianças toquem. Há criança que não consegue tocar, não consegue ter esse contato”, explica Elvira.

Nos fundos da Associação, o espaço considerando o mais impactante: o Caminho Sensorial, em que as crianças poderão andar descalças para sentir várias texturas com os pés. Também há a parte de ervas aromáticas, que trabalharão as questões olfativas e a horta, em que elas poderão plantar, ver crescer e até levar para casa. Por fim, as crianças passam a contar com o parquinho e um espaço verde para piqueniques, visando ampliar o contato delas com a natureza.

Tiago de Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores de Itapoá, colocou o Poder Legislativo Municipal à disposição da Associação. Ele falou da grande importância de ações como essa em que uma empresa privada (no caso a Sicredi) investe em ações sociais. “Às vezes, o poder público não dá conta de atender todas as demandas e, quando a sociedade também se une e ajuda, fica mais fácil, vai criando incentivo e fica um ambiente maravilhoso”, considera. Ele se diz orgulhoso de ver o espaço. Além disso, Tiago comentou que no ano passado (2021), a Câmara de Vereadores separou R$ 300 mil em verbas legislativas para auxiliar a AMA na contratação dos profissionais que necessita a fim de dar suporte a ainda mais famílias de autistas. Hoje, são atendidas 16, mas há mais de 60 cadastradas.

Jeferson Rubens Garcia, vice-prefeito de Itapoá, e o vereador Gerson Piazzetta, falaram da satisfação em estar participando daquele momento, parabenizaram os envolvidos e se colocaram à disposição da Associação.

Confira, abaixo, um vídeo e fotos da inauguração.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook