Obras de expansão do Porto Itapoá seguem cronograma planejado
Terminal terá mais 200 mil m² de pátio e sua capacidade de movimentação será dobrada até o fim de 2023
As obras de expansão do Porto Itapoá já tiveram início e serão concluídas até o fim de 2023. A expansão representa um importante passo para as atividades do Terminal, uma vez que a capacidade de movimentação de carga vai praticamente dobrar. O pátio vai dos atuais 250 mil m² para 455 mil m².
As obras seguem o cronograma, sendo que atualmente estão na etapa dos trabalhos de infraestrutura de drenagem, com instalação da tubulação e concretagem das placas de proteção. A próxima fase da obra, programada para iniciar em junho, é chamada de aterro de sobrecarga. A expansão será fruto de um investimento de R$ 750 milhões.
O presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, mostrou satisfação em ver o bom andamento da obra. “Temos feito constantes investimentos em infraestrutura e tecnologia, sempre com foco em desempenho”, ressaltou. “Essa expansão vai nos proporcionar aumentar nossa capacidade de movimentação, passando de 1,2 milhão de TEUs por ano para 2 milhões de TEUs”, explicou Schreiner.
Investimento em infraestrutura
Com a previsão de ampliar sua capacidade de atendimento, o Porto Itapoá vem fazendo investimentos em infraestrutura. Foram adquiridos mais cinco RTGs, guindaste móvel sobre pneus, próprio para movimentação de contêineres no pátio. O Terminal já conta com 17 destes equipamentos, da marca ZPMC, mas os novos serão operados por controle remoto – o Porto Itapoá será o primeiro do Brasil a contar com essa tecnologia. A entrega dessas máquinas será em janeiro de 2023.
O Porto Itapoá também adquiriu duas novas empilhadeiras Reach Stacker – já em operação – que serão empregadas nas operações no pátio do Terminal. O objetivo é potencializar o atendimento entre navio e o pátio, complementando as operações com o RTG, um guindaste móvel usado em operações dentro de portos para movimentar e empilhar os contêineres.
Outra importante aquisição são os nove caminhões terminal tractors (TTs) – que chegam em julho -, além de nove buggies, as “carretas” dos TTs – que já chegaram. Os veículos juntam-se à frota de 40 unidades da marca Rucker, que podem carregar, cada um, 65 toneladas, equivalente a dois contêineres de 20 pés.
Desenvolvimento regional
A ampliação da capacidade de movimentação do Porto terá impacto direto no município, aumentando a arrecadação via ISS (Imposto Sobre Serviço). Outro importante detalhe, a ampliação do Terminal torna mais atrativa a chegada de outras empresas que prestam suporte à atividade portuária em Itapoá e Garuva. Assim, além do aumento do ISS gerado por elas, as mesmas poderão gerar empregos de diferentes naturezas, em toda a região.
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.
Da Logos Conexão e Conteúdo, Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
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Ótimo que o Porto faça expansão e traga investimentos, desenvolvimento e empregos pata a população, em contrapartida deveria estar anunciado melhorias de acesso e um investimento na rodovia, pois se o Porto vai quase dobrar sua capacidade de operação, imagino que também vão aumentar quase o dobro os caminhões. A SC 415/416, principalmente a SC 415 de acesso à estrada do Porto ( SCC416). Em época de temporada será um desafio andar ao meio de tantos caminhões e com uma rodovia tão limitada.
Creio que a rodovia decrua fazer parte do conjunto de investimentos. Não vi na matéria citando algo sobre os acessos ao porto. Desta forma parece um crescimento isolado, só do Porto, e a população ao lado fica ” a ver navios”…
Prezado Giovanni,
sua preocupação é muito válida e é a mesma de muita gente em Itapoá, porém a matéria em questão foca somente a ampliação do Porto. Já publicamos muitas outras matérias que focam os previstos investimentos em infraestrutura e serviços na região, especialmente em relação à duplicação do acesso a Itapoá. Copio alguns links abaixo de matéiras que tratam sobre esse tema, para o seu conhecimento:
https://www.tribunadeitapoa.com.br/23783/reuniao-de-liderancas-empresariais-debate-seguranca-publica-e-duplicacao-de-rodovias
https://www.tribunadeitapoa.com.br/24730/investimentos-no-porto-itapoa-devem-ultrapassar-r-750-milhoes-ate-2024
https://www.tribunadeitapoa.com.br/23745/intrevista-conversa-com-jerry-sperandio-sobre-o-mercado-imobiliario-local-2
https://www.tribunadeitapoa.com.br/23313/governo-do-estado-de-sc-demonstra-interesse-na-ampliacao-das-rodovias-de-garuva-e-itapoa