Baleias Jubarte são avistadas próximas ao Porto Itapoá

Especialista afirma que essa espécie, mais comum no Sudeste e Nordeste do país, tem sido registrada há três anos na região

 

O pescador artesanal José Elias, mais conhecido como Dedé, registrou nesta quarta-feira, dia 03 de agosto, imagens em vídeos (disponível ao final desta matéria) de um grupo de cinco baleias Jubarte na desembocadura da Baía da Babitonga. Há uma semana, os animais estão sendo avistados no local.

O especialista Gilberto Ougo, do Programa de Monitoramento de Cetáceos, mantido pelo Porto Itapoá, que acompanha as espécies de baleias e golfinhos na Baía da Babitonga, explica que é mais comum o avistamento de baleias Franca nas praias da região. Ele afirma, no entanto, que há três anos, começaram a registrar a presença da espécie Jubarte, cuja concentração é maior no litoral do Sudeste e Nordeste do país.

Neste período reprodutivo, que vai de julho a novembro, as baleias procuram áreas protegidas para a reprodução e nascimento dos filhotes.

 

Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

 

 

 

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook