Porto Itapoá destina recursos à Associação de Pais e Amigos de Autista do município

Com o aporte, a entidade poderá ampliar o número de famílias atendidas e também o leque de atividades oferecidas. Associação foi criada em 2018 e é a única especializada nesta área em Itapoá

O cuidado e atenção às crianças autistas de Itapoá vão ganhar um importante reforço: o Porto Itapoá vai apoiar a Associação de Pais e Amigos de Autista (AMA) para se tornar um centro de referência para este tipo de atendimento. Atualmente, a entidade já atende cerca de 16 crianças do município com terapia ocupacional. Entretanto, com o apoio serão 41 crianças e serão incluídos o atendimento psicológico e a fonoaudiologia, que juntos à terapia ocupacional, formam o chamado “tripé” essencial no atendimento às crianças autistas.

Segundo a presidente da AMA, Elvira Lacerda da Luz, a contribuição feita através da Lei Incentivo do Fundo de Infância e Adolescência, vai possibilitar oferecer para as crianças um atendimento completo. “A ideia é que os atendidos possam desenvolver uma autonomia quanto às suas atividades cotidianas”, explica Elvira, que é mãe de uma criança autista.

A verba aportada vai possibilitar a contratação de novos profissionais, que darão o suporte para as crianças atendidas, bem como para familiares. Esse recurso fica retido no Fundo da Infância e do Adolescente – que é administrado pelo município – até ser autorizado para a utilização. “Agora estamos no aguardo da liberação por parte da Secretaria de Assistência Social do município”, salienta Elvira.

O Porto Itapoá é responsável por aportar 100% do recurso do projeto. Para a especialista em Responsabilidade Social do porto, Patrícia Dall’Onder, o apoio à instituição é mais uma forma de contribuir para o desenvolvimento social da cidade. “A AMA vem fazendo um trabalho muito competente e inspirador, não só no acompanhamento das crianças autistas, mas também pela sensibilização da sociedade acerca deste tema”, comentou.

A associação surgiu em 2018, quando pais e mães de autistas de Itapoá se uniram e organizaram uma palestra sobre o assunto na Câmara Municipal. “Para nossa surpresa, a sessão encheu”, relata Elvira. A atenção obtida fez com que mais pais e responsáveis fossem encontrados e, juntos, formaram a AMA.

No início de sua jornada, a entidade vivia exclusivamente de atividades recreativas, como bazares e bingos. “Agoram, já temos a possibilidade de atender 25 famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos pela associação”, explica a presidente. São os critérios: baixa renda e que já não tenham acompanhamento terapêutico.

Apoio socioambiental

O Porto Itapoá apoia, através de patrocínio direto ou incentivado, diversos projetos para desenvolvimento socioambiental. Cerca de R$ 30 milhões já foram investidos em projetos com os mais variados objetivos.

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.

Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook