Parque Municipal Carijós recebe recursos e segue firme em seu processo de estruturação

Em março de 2022, o jornal Itapoá Notícias publicou como manchete daquele mês, uma matéria que tratava sobre o processo de estruturação pelo qual passava o Parque Municipal Carijós.

De lá para cá, surgiram novidades. A primeira delas foi o fato de o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ter aprovado o plano de trabalho desse processo. A partir disso, o Porto Itapoá foi autorizado a compensar o recurso exigido no licenciamento ambiental, no Parque. Ou seja, uma condicionante do processo de licenciamento como um todo. Com ajustes e correções monetárias, o valor somou quase R$ 600 mil. Pelo método aprovado para a compensação ambiental, foi o próprio terminal portuário quem contratou e gerencia esse contrato com a empresa responsável pelas obras contempladas nesse orçamento. “Claro que nós fiscalizamos também, mas o contrato é entre o Porto e a construtora”, explica Rafael Brito Silveira, secretário de Meio Ambiente de Itapoá.

Uma construtora de Joinville está com o canteiro de obras no Parque, onde ela já finalizou o cercamento de quase 1,3 mil metros. Serão construídos, também, uma guarita e um pórtico de entrada. “Esse é o primeiro grande passo do Parque enquanto unidade de conservação que saiu do papel. O principal papel do Parque Carijós, ele já cumpria e cumpre muito bem, que é ser uma área de preservação”, garante Rafael.

Através do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermediação da deputada estadual Paulinha, ocorreu um repasse de R$ 160 mil para o Parque Carijós. Com isso, outras obras já foram iniciadas no local. Será construída uma passarela suspensa e o bloco 01 da sede administrativa.

A expectativa é que toda estrutura para recepção dos visitantes fique pronta até meados do ano que vem (2023), mas antes, um trabalho de ampla divulgação sobre o tema já está sendo executado. Quem conta um pouco sobre isso é a engenheira florestal do Setor de Licenciamento Ambiental da Secretaria, Talita Walter dos Santos. “O Parque é uma realidade em fase de aproximação com os moradores de Itapoá, pois, somente agora está se materializando do ponto de vista da estruturação. Então, a gente foi nas escolas, conversou com os professores e está fazendo postagens nas redes sociais direto, para que as pessoas conheçam o Parque e seu objetivo. Muito em breve, o Parque terá condições e atrativos para receber a população, obviamente, sem perder o foco na conservação, na sustentabilidade, na educação ambiental, etc.”, explica.

Do Itapoá Notícias. FOTO: Oswaldo Rodaski Neto / SEMAI.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook