Ressaca pós-ciclone atinge imóveis e destrói vias em Itapoá

Prefeitura e Defesa Civil Estadual montaram força-tarefa para dar início às obras de contenção e recuperação da via

 

Desde o ciclone que atingiu Itapoá no dia 10 de agosto, causando diversos danos na cidade, como destelhamento de inúmeras residências, estabelecimentos comerciais, queda de postes e de árvores, danos às vias públicas, as ocorrências pós-evento climático continuam. Depois dos alagamentos ocasionados pela elevação dos níveis dos rios, agora está acontecendo a ressaca das marés. Esses fenômenos levaram ao agravamento da erosão costeira, processo intenso, recorrente e gradativo em Itapoá.

Nesse final de semana dos dias 27 e 28 de agosto, a erosão da Rua do Príncipe, no Balneário Cambiju, causou fortes danos em oito imóveis, destruiu por completo a via, danificou postes de energia e a rede de distribuição de água, o que deixou os moradores em situação de extrema emergência, sendo obrigados evacuarem as residências.

“Itapoá está passando, há alguns dias, por problemas de ordem de situação de emergência e a ressaca do mar é o terceiro evento de calamidade pública derivado do ciclone que acometeu nossa cidade. Estamos continuamente em contato com o Governo do Estado, que já está nos ajudando para que montemos uma força-tarefa e, em conjunto, e por conta das questões financeiras e orçamentárias, consigamos colocar pedras para o enrocamento e, ao mesmo tempo, reaviar o trecho. A previsão é de que, nesta semana, consigamos juntar essa força com a Defesa Civil estadual para executarmos a obra”, afirma Marlon Neuber, Prefeito de Itapoá.

Na avaliação de Defesa Civil Municipal logo após o ciclone, os custos de contenção do avanço do mar no local ficariam em cerca de R$ 450 mil, porém, com o agravamento deste final de semana, esses valores tendem ser bem maiores. A Defesa Civil Estadual esteve em Itapoá para fazer a avaliação dos danos para emissão de parecer técnico. “O problema é que Itapoá teve alagamento, vendaval e mais erosão costeira, ou seja, três eventos e um único processo. Agora, está sendo feita a juntada de documentos para análise e homologação do decreto de situação de emergência”, afirma o Coordenador Regional da Defesa Civil, Edval Pereira.

 

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

3 comentários em “Ressaca pós-ciclone atinge imóveis e destrói vias em Itapoá

  • Avatar
    31 de agosto de 2022 em 09:07
    Permalink

    Já era previsto a anos essa erosão,chuvas,ciclone quem quer morar praia evite construir beira mar, pois a natureza está vindo tomar o que é dela, infelizmente não temos como lutar contra a natureza

    Resposta
  • Avatar
    30 de agosto de 2022 em 16:24
    Permalink

    Absurdo, a história não é apenas o ciclone, nada foi feito de prevenção… Anos se passaram, moradores avisando, caiu o poste, avisamos a prefeitura, caiu o posto de bombeiros, avisamos que iria piorar, nos prometeram as pedras para minimizar e só enrolam, agora estão ameaçando não tratar com a “melhor atenção ” se continuarmos precionando. Ministério Público, mídia, aí sim.

    Resposta
  • Avatar
    30 de agosto de 2022 em 12:00
    Permalink

    A mais de 1 ano moradores desembolsaram para colocar eucalipto na orla, o Meio Ambiente de Itapoa não autorizou colocar pedras neste trecho, ou seja, poderia ser uma situação evitada ao menos atenuada. Não dá para entender, os moradores precionaram as “autoridades ” a fazerem seu trabalho, senão estariam abandonados, relato porque presencio infelizmente a anos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook