Polícia prende um dos suspeitos no envolvimento com o assassinato de empresária garuvense

Prisão por homicídio qualificado ocorreu no Paraná, durante a deflagração da primeira fase da Operação “Flor de Cerejeira” da Polícia Civil, que também cumpriu mandados de busca na ocasião

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2022, policiais civis da Delegacia de Polícia de Garuva-SC, juntamente com equipes do Centro de Operações Especiais da Polícia Civil do Paraná (COPE-PCPR), deflagrou a primeira fase da Operação “Flor de Cerejeira”, dando cumprimento a mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba e Araucária, no Estado do Paraná.

Entenda o caso

Na manhã do último dia 10 de setembro, um sábado, Miriam Hatsue Abe foi assasinada em sua residência quando um veículo Peugeot 207, de cor cinza, aproximou-se do local e, em seguida, desembarcou uma mulher que, após solicitar pela comerciante, desferiu cerca de seis disparos contra a vítima, ocasionando a sua morte.

Após a colheita de informações preliminares no dia do fato, a Polícia Civil obteve detalhes sobre como se deu a ação. De posse das primeiras evidências, houve início de um intenso trabalho investigativo pelos policiais.

Com algumas testemunhas identificadas, foi dado início à colheita de depoimentos daqueles que se encontravam próximo ao local. Por conta da gravidade do delito, diversas versões emergiram para entender a motivação do fato.

Com o sigilo das investigações mantido, o inquérito produziu fartos elementos relacionados à identificação do homem e da mulher que seriam os responsáveis pelo crime.

Por meio desses elementos, houve representação de medidas para prender os suspeitos e apreender bens relacionados ao crime bárbaro ocasionado na cidade de Garuva.

Numa das buscas realizada no dia 21, no bairro Chapada, na cidade de Araucária-PR, houve a apreensão de uma arma de fogo, revólver calibre 38, dentro do veículo do suspeito, além de 05 munições. Dentro da residência, no quarto do suspeito, também foram apreendidos 06 cartuchos deflagrados, possivelmente os mesmos utilizados para matar a vítima.

Um indivíduo de 42 anos de idade foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e também teve a prisão preventiva decretada em seu desfavor.

O veículo Peugeot 207 foi apreendido e, após ser transportado da cidade de Araucária, já se encontra na Delegacia de Polícia de Garuva. Outros documentos também foram apreendidos e estão sendo objetos de análise.

Nessa quinta-feira, dia 22 de setembro, houve o cumprimento de novas buscas nos endereços da suspeita do crime, no bairro Cidade Industrial, cidade de Curitiba. Na residência, foram encontradas perucas, possivelmente utilizadas na data do crime, além de outros elementos que também subsidiaram o inquérito policial. A mulher de 31 anos de idade que teria atirado na vítima se encontra foragida.

Novas testemunhas foram ouvidas e diversos outros elementos também estão na posse da Polícia Civil para análise.

A Polícia Civil contou com o célere apoio do Ministério Público e Poder Judiciário da Comarca de Garuva, os quais se mostraram dispostos e compreenderam a sensibilidade que o caso exigia.

As investigações continuam para se obterem mais detalhes a respeito do caso.

A denominação “Flor de Cerejeira” é em homenagem à comerciante assassinada MiriamHatsue Abe, dona de uma floricultura, filha de japoneses, que era considerada uma pessoa muito querida e especial pela população de Garuva.

Durante séculos, estas árvores foram veneradas no Japão, e sua floração, a Sakurá, tornou-se um poderoso símbolo de alegria e paz, mas também da brevidade da existência.

Por tudo isso, a Polícia Civil vem envidando esforços para elucidar a motivação e imputar a todos aqueles que foram os responsáveis pela prática do crime.

A operação contou com 10 policiais civis da Delegacia de Garuva e do Centro de Operações Especiais da PCPR.

Colabore com a Polícia Civil fazendo denúncias pelo telefone 181. O sigilo é absoluto!

Da Delegacia de Polícia Civil de Garuva, com adaptações da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook