
Trapiche da Figueira do Pontal é reinaugurado com novas cores

Estrutura inaugurada em 1992 foi reformada por meio de Parceria Público-Privada e ganhou um colorido especial que remete à cultura e ao turismo de Itapoá
Sob um cenário de sol e céu azul, na presença de moradores do Pontal e autoridades, a Prefeitura de Itapoá, por meio do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável (NDS), reinaugurou nessa sexta-feira, dia 04 de novembro, o Trapiche da Figueira do Pontal. “Um desafio e tanto para a entrega da reforma deste equipamento municipal de extrema importância para a nossa cidade, pelo seu potencial turístico e, também, por facilitar o acesso dos pescadores para atracarem seus barcos”, afirma Marlon Neuber, Prefeito de Itapoá.
As obras para a reforma começaram em junho e foram viabilizadas a partir de convênio firmado entre a Prefeitura de Itapoá e a New Fortress Energy, empresa americana responsável pelo terminal de gás natural liquefeito que está sendo construído na Baía da Babitonga. “Essa reforma que entregamos hoje é fruto de uma Parceria Público-Privada e do trabalho de muitas mãos, que representa o nosso turismo, a nossa cultura e, também, de grande utilidade pública”, diz Sergio Rodrigo Grassi, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico.
Desde a inauguração, em janeiro de 1992, o Trapiche da Figueira se tornou um dos pontos mais apreciados por turistas e moradores, por proporcionar vista privilegiada da Baía da Babitonga e da área portuária. A estrutura também é usada como atracadouro para os barcos de pesca.
Após a reforma, o Trapiche ganhou nova vida, com pilastras coloridas que seguem as cores da marca turística de Itapoá. Cada tom remete a um significado: o vermelho traz a cor do Farol, ícone do turismo no município; o azul representa o céu, o mar, os rios e a pesca; o marrom simboliza a arquitetura local; já o amarelo foi inspirado na Maria Catarinense, ave rara cujo habitat é unicamente a mata atlântica da região. O trapiche também tem a cor verde, que expressa a fauna e a flora locais; e a cor laranja, que traduz a gastronomia itapoaense. Além de ser mais um atrativo para os visitantes, as cores têm o objetivo de consolidar a marca turística da cidade.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Sul do Brasil e avança em expansão
Porto Itapoá e GERAR oferecem curso gratuito de preparação para entrevistas de emprego
Descontos indevidos no INSS afetam milhares em SC - Saiba como afetados devem proceder
Relacionado

Trapiche da Figueira do Pontal é revitalizado
Em mais uma obra de grande relevância no aspecto turístico, a Prefeitura de Itapoá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, concluiu a revitalização do Trapiche da Figueira do Pontal, com a reforma e pintura completa da estrutura, além de uma nova instalação elétrica. Inaugurado em janeiro de…
Em "Obras"

Vem aí a 6ª Gincana de Pesca Embarcada da Loja Trapiche em Itapoá
Nos próximos dias 03 e 04 de dezembro, a Baía da Babitonga será sede da 6ª Gincana de Pesca Embarcada promovida pela Loja Trapiche. Em ambas as datas, as saídas ocorrerão na Acopof (Associação Comunitária do Pontal e da Figueira), bairro Pontal do Norte. No sábado, dia 03 de dezembro,…
Em "Destaque"

A figueira do Pontal, por Werney Serafini
Uma centenária figueira é parte viva da história de Itapoá. À sua sombra, gerações contemplaram a baía da Babitonga, dos pescadores aos veranistas e turistas que hoje, além do mar, observam a movimentação dos navios na baía. É testemunha viva dos acontecimentos no Município, entre eles, a implantação do porto.…
Em "Colunista Werney"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Afro M. Filho
Fui o engenheiro que projetou e construiu o trapiche original. Para nós é uma grande alegria quando uma estrutura recebe este cuidado e ganha uma nova vida, continuando a ser útil.
Adiilsom
Ficou muito bom e bonito o novo trapiche!
Teria agora que reformar o pier do porto,que no meu ponto de vista era um dos mais bonito cartão postal de itapoá,está interditado para reforma já tem dois anos e não se vê ninguém reformando!
2 comments