Trapiche da Figueira do Pontal é reinaugurado com novas cores

Estrutura inaugurada em 1992 foi reformada por meio de Parceria Público-Privada e ganhou um colorido especial que remete à cultura e ao turismo de Itapoá

Sob um cenário de sol e céu azul, na presença de moradores do Pontal e autoridades, a Prefeitura de Itapoá, por meio do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável (NDS), reinaugurou nessa sexta-feira, dia 04 de novembro, o Trapiche da Figueira do Pontal. “Um desafio e tanto para a entrega da reforma deste equipamento municipal de extrema importância para a nossa cidade, pelo seu potencial turístico e, também, por facilitar o acesso dos pescadores para atracarem seus barcos”, afirma Marlon Neuber, Prefeito de Itapoá.

As obras para a reforma começaram em junho e foram viabilizadas a partir de convênio firmado entre a Prefeitura de Itapoá e a New Fortress Energy, empresa americana responsável pelo terminal de gás natural liquefeito que está sendo construído na Baía da Babitonga. “Essa reforma que entregamos hoje é fruto de uma Parceria Público-Privada e do trabalho de muitas mãos, que representa o nosso turismo, a nossa cultura e, também, de grande utilidade pública”, diz Sergio Rodrigo Grassi, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico.

Desde a inauguração, em janeiro de 1992, o Trapiche da Figueira se tornou um dos pontos mais apreciados por turistas e moradores, por proporcionar vista privilegiada da Baía da Babitonga e da área portuária. A estrutura também é usada como atracadouro para os barcos de pesca.

Após a reforma, o Trapiche ganhou nova vida, com pilastras coloridas que seguem as cores da marca turística de Itapoá. Cada tom remete a um significado: o vermelho traz a cor do Farol, ícone do turismo no município; o azul representa o céu, o mar, os rios e a pesca; o marrom simboliza a arquitetura local; já o amarelo foi inspirado na Maria Catarinense, ave rara cujo habitat é unicamente a mata atlântica da região. O trapiche também tem a cor verde, que expressa a fauna e a flora locais; e a cor laranja, que traduz a gastronomia itapoaense. Além de ser mais um atrativo para os visitantes, as cores têm o objetivo de consolidar a marca turística da cidade.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

2 comentários em “Trapiche da Figueira do Pontal é reinaugurado com novas cores

  • Avatar
    7 de novembro de 2022 em 08:44
    Permalink

    Fui o engenheiro que projetou e construiu o trapiche original. Para nós é uma grande alegria quando uma estrutura recebe este cuidado e ganha uma nova vida, continuando a ser útil.

    Resposta
  • Avatar
    6 de novembro de 2022 em 09:27
    Permalink

    Ficou muito bom e bonito o novo trapiche!
    Teria agora que reformar o pier do porto,que no meu ponto de vista era um dos mais bonito cartão postal de itapoá,está interditado para reforma já tem dois anos e não se vê ninguém reformando!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook