Serviço Bossa Nova faz escala única em Santa Catarina por Itapoá

A linha é uma das mais importantes na ligação da América do Sul com o Mar Mediterrâneo

O Porto Itapoá passa a contar com mais um reforço importante na sua lista de serviços. A partir do dia 8 de dezembro, o serviço Bossa Nova do armador Maersk Line/Hamburg Süd terá escala única em Santa Catarina, em Itapoá. Esse mesmo serviço atende ao armador CMA CGM com o nome Sirius, sendo uma das mais importantes linhas na ligação da América do Sul com o Mar Mediterrâneo, permitindo também conexões com Oriente Médio e norte da Europa.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, Roberto Pandolfo, celebrou a notícia. “Para melhor atender os nossos clientes, temos buscado a atração de novos armadores e serviços, ampliando as opções de rotas com escala em Itapoá”, reforçou.

A nova rotação do serviço será: Port Tangier Mediterranee (Marrocos) – Salvador – Santos – Paranaguá – Rio Grande – Itapoá – Santos – Itaguaí Sepetiba – Port Tangier Mediterranee (Marrocos) – Algeciras (Espanha).

Além desse serviço, o Porto Itapoá figura com outra importante conexão com a Europa pelo WMED da MSC que conecta a América do Sul a portos na Espanha, Itália e Malta.

Crescimento de 12%

O Porto Itapoá teve um crescimento de 12,13% em comparação ao ano passado (2021), levando em conta a movimentação em TEUs entre janeiro e julho, segundo dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Com isso, o terminal catarinense foi o porto que mais cresceu entre os top 5 do Brasil em 2022.

As cargas refrigeradas foram um destaque desse período. Em agosto de 2022, o Porto Itapoá movimentou 3.414 contêineres com cargas refrigeradas para exportação, número este que foi superado em outubro, com 3.469 contêineres. Esse é o maior número já operado no terminal desde 2016, época em que operações dedicadas à Venezuela foram encerradas, devido à crise no país, em 2017.

Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, Roberto Pandolfo, o resultado se deve à excelente infraestrutura do Terminal, bem como à sinergia entre a equipe e os armadores. “A garantia de regularidade de embarque é um diferencial da nossa operação”, explica.

Além disso, o Terminal é o único porto de Santa Catarina com o serviço ASAS, da Maersk, desde setembro de 2021. “Hoje temos o menor transit time de importação da Ásia entre todos os portos do Sul do Brasil”, reforça Pandolfo. No Brasil, este serviço só faz double call (parada do navio na ida e na volta do trajeto) em Itapoá e em Santos.

A cabotagem (navegação entre portos brasileiros) é uma das grandes responsáveis pelos indicadores, já que este tipo de operação cresceu 39% no Porto Itapoá no período analisado. O presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, celebra o aquecimento deste setor, mas reforça que o resultado foi bastante influenciado pelo início de um novo serviço de cabotagem pelo Terminal.

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.

Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Serviço Bossa Nova faz escala única em Santa Catarina por Itapoá

  • Avatar
    24 de novembro de 2022 em 08:51
    Permalink

    Por falar em Baia da Babitonga, como anda o projeto de engordamento das praias de Itapoá?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook