Prefeitura de Itapoá entrega mais 32 matrículas de regularização fundiária urbana

Desde 2019, já foram mais de 800 propriedades regularizadas. Em 2023, segundo a Prefeitura, serão mais de 300 matrículas somente na Gleba II

Nessa sexta-feira, dia 10 de fevereiro, trinta e duas famílias do Gleba II, bairro Samambaial, tiveram suas propriedades legitimadas. Eles receberam as matrículas dos imóveis durante reunião no Núcleo de Desenvolvimento Sustentável (NDS), realizada pela Prefeitura de Itapoá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico, em conjunto com a equipe administrativa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), e membros da Comissão Municipal de Regularização Fundiária (CMRF).

Morador há 33 anos em Itapoá, Ademir Ceglio recebeu a escritura de um terreno adquirido em 2005. Ele comemora a conquista. “Tenho algumas quitinetes construídas no local e agora tenho a segurança no caso de comercialização”, afirma. Assim como o Ademir, desde 2019, mais de 800 pessoas tiveram as propriedades regularizadas. Em 2023, a previsão é de que mais 300 matrículas sejam liberadas aos moradores do Gleba II, de acordo com a Prefeitura de Itapoá.

A previsão é de que, para este ano, outras famílias sejam beneficiadas com a regularização. No Gleba I, por exemplo, onde 200 famílias aguardam a regularização, o georreferenciamento já está em andamento. No São José I, cerca de 100 propriedades deverão ter as matrículas liberadas até julho.

Também estão em andamento, as regularizações de lotes dos bairros Brasília e Verdes Mares.

A entrega de certidões vai além da regularização burocrática. É um trabalho que incentiva os moradores a aderirem ao processo de Reurb e, assim, findarem um ciclo com décadas de desgaste emocional.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Econômico, Sergio Grassi, o propósito da Reurb é levar dignidade às famílias. “Não ter o registro de um imóvel limita muita coisa, inclusive a valorização do mesmo. É uma satisfação poder entregar e registrar de forma concreta a posse desses terrenos. Agradeço à equipe e ao apoio do nosso prefeito para que tenhamos celeridade ao processo. Tudo isso é desenvolvimento social e econômico para nossa cidade”, afirma Grassi.

“Depois de mais de 800 registros, que são os títulos de propriedade, ficamos muito felizes com mais essa entrega. A Lei do Reurb, de 2017, é um processo coletivo, pelo qual os beneficiados recebem pelo social e pelo especial. Esse é um trabalho muito importante e que me sinto muito honrado de poder entregar os certificados mais uma vez”, afirma Jeferson Garcia, prefeito de Itapoá.

Para mais informações sobre a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), basta entrar em contato pelo whatsapp: (47) 9 8841 6301 ou ir pessoalmente até a Casa do Cidadão, na Travessa Dailton José Grassi, 52.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook