Porto Itapoá é o porto com maior satisfação de clientes do Brasil, segundo IBRC

Terminal catarinense também foi eleito, pelo quinto ano consecutivo, como o porto com maior índice de fidelidade e promoção pelos clientes do país

 

O Porto Itapoá tem o melhor índice de satisfação de clientes do Brasil, segundo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). O Terminal também foi, pelo quinto ano consecutivo, o dono do maior índice NPS (Net Promoter Score), que avalia o quanto os clientes do porto estão dispostos a recomendar seus serviços para outros.

A área de experiência do cliente e a área operacional foram os principais destaques avaliados, segundo o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner. “Temos um setor específico para atender aos clientes e acompanhá-los em toda sua jornada conosco. Já do ponto de vista operacional, temos investido fortemente em tecnologia e na capacitação de nossa equipe”, disse, completando: “É nossa missão, tornar melhor a experiência. não só de clientes, mas também de todos os envolvidos na nossa cadeia de serviços”.

O departamento exclusivo de atendimento ao cliente que, no Porto Itapoá, é chamado de “Customer Care” entrou em funcionamento em 2017 com o propósito de centralizar todas as demandas dos clientes em um único processo de atendimento. “Queremos entregar ao cliente, o máximo possível de resolutividade ao usuário do terminal”, explicou Schreiner.

Esses diferenciais poderão ser conferidos no estande do Porto Itapoá na Intermodal 2023. Com um estande de 200m² e duas salas para reuniões e conferências, o porto catarinense pretende congregar os visitantes interessados em saber mais sobre o Terminal que mais cresceu dentre os Top 5 do Brasil em 2022.

Investimento e tecnologia

O Porto Itapoá será o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar RTGs (guindastes móveis sobre pneus) por controle remoto. A aquisição de dez máquinas – um investimento de mais de 25 milhões de dólares – vai ampliar a agilidade das operações do Terminal. Os primeiros equipamentos chegam em maio deste ano de 2023, enquanto a segunda leva está programada para novembro deste mesmo ano.

Além de proporcionar ainda mais segurança e ergonomia para os colaboradores do Terminal, os equipamentos são híbridos, com consumo de combustível três vezes menor do que um RTG convencional, movido a diesel. Os novos RTGs têm capacidade para empilhar até seis contêineres e apenas 27 terminais possuem estes aparelhos da fabricante chinesa ZPMC, em todo o mundo.

Além disso, o Porto Itapoá adquiriu um Portêiner (máquina que movimenta contêineres entre o cais e o navio) com uma lança com 70 metros de alcance, no valor de 11 milhões de dólares. O Terminal já dispõe de seis portêineres, sendo 4 com 55 e dois com 65 metros de lança.

Recentemente, o Porto Itapoá adquiriu um scanner móvel para inspeção de contêineres, no valor de 10 milhões de reais. O equipamento modelo HCVM XT, da empresa britânica Smiths Detection, é o primeiro em território brasileiro e deve entrar em operação até março deste ano.

 

Outras Premiações

O Porto Itapoá foi o vencedor, em novembro de 2022, do Prêmio Supplier Day 2022, promovido pelo grupo BMW para celebrar iniciativas comprometidas com a mobilidade sustentável e responsabilidade social dentre seus fornecedores. O porto catarinense é a única empresa do setor de logística e comércio exterior a figurar entre os concorrentes na categoria sustentabilidade. A iniciativa vencedora foi o programa de compostagem acelerada por biotecnologia realizado pelo Terminal desde fevereiro do ano passado (2022).

Em outubro de 2022, o Terminal também conquistou o selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, para o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no ciclo de 2022. O programa é implementado no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

O Porto Itapoá também figurou no ranking das “500 Maiores do Sul”, tradicional lista da Revista Amanhã, ocupando a 229ª colocação geral e a 48ª colocação dentre as empresas catarinenses. Com esse resultado, o Terminal sobe três posições no ranking geral (foi 232º em 2020) e seis posições na lista de Santa Catarina (havia sido o 54º).

Crescimento

O Porto Itapoá movimentou 885.822 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade de contêiner de 20 pés) no ano de 2022, representando um crescimento de 14,28% em relação ao que foi movimentado pelo Terminal em 2021. Com isso, teve maior crescimento entre os cinco maiores terminais de contêineres do Brasil.

O número de navios que passaram por Itapoá também cresceu: foram 555 navios em 2022, número 4,9% maior do que no ano anterior. As exportações pelo Terminal também cresceram cerca de 13,25% no último ano. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que não contabilizam contêineres vazios e transbordos. Com essas movimentações somadas aos dados da Antaq, o Porto Itapoá movimentou 950.512 mil TEUs em 2022.

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.

Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook