Porto Itapoá bate recorde de movimentação mensal em março

Terminal supera a marca de 50 mil contêineres movimentados em um mês e alcança seu recorde de movimentação

O Porto Itapoá bateu seu recorde histórico de movimentos de contêineres neste mês de março. Foram 51.615 movimentos ao todo, superando o mês de julho de 2022, quando 49.762 contêineres foram movimentados. O mês fechou um trimestre bastante produtivo, com 138.255 contêineres movimentados, número 14,5% maior do que o mesmo período do ano passado. Além disso, o Terminal bateu diversos outros recordes em sua operação.

Para o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, o crescimento de volume de cargas é um sinal de que o mercado vem demandando a cadeia de serviços logísticos como portos, armazéns, transportadoras, despachantes, etc. “Esperamos que ainda neste ano, estes recordes sejam novamente batidos”, diz e complementa: “com investimentos na infraestrutura de acessos rodoviários e aquaviários de Santa Catarina, podemos avançar ainda mais nessas projeções”.

O relacionamento com os clientes tem sido um grande diferencial do Porto Itapoá. Neste ano de 2023, o Terminal atingiu o melhor índice de satisfação de clientes do Brasil, segundo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). O Terminal também foi, pelo quinto ano consecutivo, o dono do maior índice NPS (Net Promoter Score), que que avalia o quanto os clientes do porto estão dispostos a recomendar seus serviços para outros.

Cargas refrigeradas

A exportação de cargas refrigeradas pelo Porto Itapoá também teve recorde histórico em março de 2023. Com 2.715 contêineres movimentados, superou a marca de 2.550 de março de 2014.

O marco consolida o Terminal como um dos mais importantes do Brasil para exportação de cargas refrigeradas, explica o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner. “Contamos, hoje, com 2.892 tomadas dedicadas a contêineres refrigerados e queremos chegar a 5 mil no futuro”, explica Schreiner.

Schreiner ressalta que infraestrutura atraiu importantes linhas de conexão para o Porto, tornando-o cada vez mais significativo no contexto nacional. “Somos o único porto de Santa Catarina com o serviço ASAS, da Maersk. Esse serviço nos permite oferecer o menor transit time de importação da Ásia entre todos os portos do Sul do Brasil”, reforça o executivo. No Brasil, esse serviço só faz double call (parada do navio na ida e na volta do trajeto) em Itapoá e Santos.

Movimentos no Gate

O gate do Porto Itapoá também conquistou novos recordes. Em março, foram 42.921 movimentos registrados, superando o número de agosto do ano passado, de 35.911. O mês também teve recorde de movimentação diária – 1.803 movimentos.

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.

Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá. FOTO: Porto Itapoá / Divulgação.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook