Prefeitura de Itapoá discute medidas para garantir a segurança dos alunos

Nesta segunda-feira, dia 10 de abril, o prefeito de Itapoá, Jeferson Rubens Garcia, recebeu um grupo de pais em seu gabinete, para discutir as preocupações em relação à segurança nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A reunião contou com a presença da chefe de Gabinete, Elaine Alves, do presidente da Câmara de Vereadores de Itapoá, Fernando da Barra, dos vereadores João Márcio Faligurski, Sargento José Stoklosa, Ivan da Luz e Tiago de Oliveira, e da secretária municipal de Educação, Luiza Montalvão de Oliveira Bongalhardo.

Após a recente tragédia ocorrida em uma creche de Blumenau, os pais buscaram soluções junto às autoridades municipais para reforçar a segurança dos estudantes. Em resposta, o prefeito Jeferson Garcia anunciou duas ações práticas emergenciais que foram adotadas: a disponibilização de botões de pânico em todas as escolas do município e a contratação de vigilantes para controlar o acesso às unidades escolares. O botão de pânico emite um alerta imediato para a viatura policial mais próxima atender à ocorrência. “Neste momento, vamos adotar essas medidas emergenciais, mas estaremos sempre abertos a sugestões da população para juntos construirmos soluções cada vez mais eficientes para proteger nossas crianças”, afirmou o Prefeito.

Jeferson Garcia também mencionou outra ação em andamento, que é a elaboração de um protocolo de segurança nas escolas, pela Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), que reúne os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

Durante a reunião, a secretária municipal de Educação, Luiza Montalvão de Oliveira Bongalhardo, ressaltou aos pais, que não haverá exceções em relação aos horários de entrada e saída das escolas, como forma de reforçar a segurança. Ela também destacou que as escolas da rede municipal possuem sistema de videomonitoramento desde 2018, e que desde o ano passado (2022), quatro escolas têm instalado o vídeo-porteiro, sendo que nas demais unidades, será implementado ainda este mês de abril.

Os pais presentes também solicitaram providências em relação à segurança no transporte escolar. Atualmente, esse transporte é 100% subsidiado pela Prefeitura por meio de uma empresa terceirizada concedente.

Ao final da reunião, o Prefeito solicitou que os pais elaborem uma pauta com todas as demandas e a enviem ao Gabinete, para que sejam avaliadas e tomadas as providências necessárias.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook