Corpo de Bombeiros forma 37 brigadistas voluntários e promove 33 bombeiros comunitários em Itapoá

O 4º Pelotão de Bombeiros Militares de Itapoá realizou, na noite dessa quinta-feira, dia 04 de maio, uma cerimônia na Câmara de Vereadores local para celebrar a formatura de 37 brigadistas voluntários e a promoção de 33 bombeiros comunitários. O evento contou com a presença do 1° Tenente Jonas Pires da Silveira, que entregou certificados aos concluintes do Treinamento Básico de Atendimento a Emergências (TBAE) da turma de 2023.

O TBAE 2023 teve duração de 11 a 28 de abril, dividido em três turmas, e formou 37 alunos. Durante a solenidade, 20 deles receberam diplomas. O curso é o primeiro contato presencial do candidato com o Curso de Bombeiro Comunitário, após ter realizado o Curso Básico de Atendimento a Emergências no formato online, com carga horária de 40 horas.

No TBAE, os brigadistas voluntários participam de atividades práticas, como operação com extintor portátil, montagem de estabelecimento do sistema hidráulico preventivo para combate a incêndio, reanimação cardiopulmonar adulto para leigo e controle de hemorragias em atendimento pré-hospitalar. Ao concluir o curso, os formandos estão aptos a participar do processo seletivo para o curso de Bombeiro Comunitário, com aulas práticas e teóricas.

Durante a mesma cerimônia, foram entregues as promoções aos bombeiros comunitários já ativos. Dos 33 promovidos, 21 receberam distintivos. Também foi entregue um quadro de agradecimento à bombeira comunitária Lilian das Graças Maoski, em reconhecimento por ter atingido o 10º grau, posto mais alto dentre os bombeiros comunitários de Itapoá.

Os bombeiros comunitários auxiliam as comunidades nas ações com caminhões de combate a incêndios e nos atendimentos por meio de ambulâncias, em conjunto com os efetivos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Para se manterem ativos, devem cumprir 120 horas semestrais. Caso não cumpram, devem passar por estágio de 50 horas, teste físico e prova teórica. Assim como os militares, os bombeiros comunitários devem participar constantemente de treinamentos e cursos para manutenção e aperfeiçoamento de conhecimentos.

Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar pode ser acionado pelo telefone 193, da Central de Operações, que vai imediatamente acionar a guarnição de Itapoá para atender ocorrências como incêndios, acidentes de trânsito, atendimentos pré-hospitalares, buscas e resgates.

Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá torna públicas as inscrições para o Curso de Bombeiro Comunitário

Tendo início nesta segunda-feira, dia 08 de maio, vão até o próximo dia 13 de maio, as inscrições para o Curso de Bombeiro Comunitário em Itapoá. Uma prova teórica será realizada no dia 19 de maio e um teste de aptidão física no dia 26, sendo que a divulgação dos resultados ocorre também neste mês, no dia 28/05. A entrega da documentação dos aprovados está prevista para ser realizada do dia 02 a 05 o mês que vem (junho) e o curso, para ter início no dia 12/06.

Mais detalhes podem ser obtidos no edital do certame, disponível clicando aqui.

“Fique atento a datas e prazos!”, alerta o Corpo de Bombeiros de Itapoá aos interessados.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook