Porto se une ao movimento para redução da pegada ambiental e realiza ações nesta segunda

A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu como tema de 2023 para o Dia Mundial do Meio Ambiente: “Soluções para a Poluição Plástica”. O objetivo é incentivar ações que diminuam a utilização e deem destinação correta a estes materiais, mostrando como países, empresas e indivíduos estão aprendendo a usar o material de forma mais sustentável. Seguindo esse movimento, o Porto Itapoá contribui com diversas iniciativas, entre elas, a adoção de copos de papel e reutilizáveis em todo o Terminal. Outra iniciativa do Porto Itapoá para reduzir a pegada ambiental e que já conquistou reconhecimentos e premiações é o seu Programa de Compostagem.

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Porto Itapoá realizará nesta segunda-feira, uma programação junto aos colaboradores e à comunidade. Nesta data, serão montadas tendas em frente ao Terminal, com distribuição de mudas de árvores nativas, flores, hortaliças e plantas medicinais. Também será feita a doação de adubo natural proveniente de compostagem orgânica realizada internamente pelo Terminal.

Sobre o Programa de Compostagem do Porto Itapoá

O Programa de Compostagem Acelerada por Biotecnologia conquistou importantes reconhecimentos em 2022: o Prêmio Fritz Muller, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, e o Prêmio BMW Supplier Day, destinado à cadeia de fornecedores da montadora que compartilham seu compromisso com a sustentabilidade. Para o desenvolvimento desta iniciativa premiada, o Porto Itapoá contratou a Organa Biotech e contou com o envolvimento dos times da Maná do Brasil e da Orbenk na implantação da logística para destinação dos resíduos da cozinha e na conscientização dos colaboradores para a diminuição dos desperdícios no restaurante.

Como resultados, houve a redução da pegada ambiental, promovendo a reciclagem e a economia circular. Houve uma redução de 42% no desperdício de resíduos alimentares no restaurante, além de melhorar a coleta seletiva, diminuindo a presença de plásticos misturados aos orgânicos em 93%. No final de 2022, foram compostados cerca de 23 mil quilos de resíduos, transformados em 9 mil quilos de composto orgânico. Se esse volume de resíduo fosse para um aterro, seria responsável pela emissão na atmosfera de 28,7 mil quilos de CO2eq – gás responsável pelo efeito estufa. Com a compostagem houve a redução das emissões para 14,9 mil quilos de CO2., além de evitar o uso de 3 mil sacos plásticos com a implantação de baldes para retirada dos resíduos da cozinha.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o principal meio das Nações Unidas para incentivar a conscientização e ação global em prol das questões ecológicas. Celebrado anualmente desde 1973, a data também se tornou uma plataforma vital para promover o progresso nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sob a liderança do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 150 países participam todos os anos. Grandes corporações, organizações não governamentais, comunidades, governos e celebridades de todo o mundo adotam o Dia Mundial do Meio Ambiente para defender causas ambientais.

Dados sobre a poluição plástica
– Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano.
– Metade desses materiais é projetada para ser usada apenas uma vez.
– Desse total, menos de 10% é reciclado.
– Estima-se que entre 19 a 23 milhões de toneladas acabem em lagos, rios e mares.
– Hoje, o plástico sobrecarrega os aterros sanitários, vaza para o oceano e é queimado, gerando fumaça, tornando-o uma das mais graves ameaças para o planeta.

Cada um pode fazer a sua parte, reduzindo o consumo de materiais plásticos descartáveis, reutilizando e reciclando!

Da Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Porto se une ao movimento para redução da pegada ambiental e realiza ações nesta segunda

  • Avatar
    6 de junho de 2023 em 10:27
    Permalink

    Parabéns pelas iniciativas de ações básicas para melhorar as questões relacionadas com desperdício e reaproveitamento de produtos. Entendo que, que um empreendimento de grande porte poderia ir além e ampliar suas ações implantando programas permanentes, como educação ambiental, além dos limites da zona portuária, contribuindo ainda mais com a comunidade local o qual está inserida, com ações permanentes de responsabilidade socioambientais. isso elevaria sobremaneira a avaliação do porto Itapoa, no cenário nacional e mundial.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook