Porto Itapoá realiza investimentos no seu sistema de monitoramento e resposta a incidentes

Mais uma vez na vanguarda em segurança portuária e tecnologia, o Porto Itapoá inaugurou uma Sala de Segurança com o exercício simulado realizado em conjunto com a Marinha do Brasil. Para o desenvolvimento do espaço anexo ao CCCom – Centro de Controle e Comunicação –, o Porto Itapoá contou com a orientação de um especialista em metodologia de gestão de crise da Polícia Federal.

A Sala de Segurança faz parte de investimentos de R$ 3,75 milhões, que incluem ainda, um novo sistema de monitoramento, além de novas câmeras, instaladas estrategicamente em todas as áreas do Terminal, e um vídeowall para monitoramento das imagens, em substituição aos antigos monitores.

O sistema passa a contar com inteligência artificial e câmeras térmicas para melhor visualização à noite e em dias de cerração. De acordo com José Aurélio Kalfeld, Gerente de Segurança do Terminal, “essa tecnologia de IA embarcada proporciona maior qualidade e acuracidade no monitoramento, minimizando o risco de falhas humanas e de cooptação de pessoas pelo crime organizado”.

Para o segundo semestre deste ano de 2023, ainda como parte desses investimentos, serão instalados radares e câmeras voltadas para a área molhada, ou seja, nas águas da baía no entorno do píer, o que permitirá um monitoramento ainda mais efetivo da área do Porto e das embarcações atracadas.

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes, seguros e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Situado na Baía da Babitonga, litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook