Itapoá está no roteiro de aventura de bike e do espetáculo “Mestres do Tempo”

Atrizes Angela Finardi e Prika Lourenço percorreram o litoral catarinense de bicicleta em busca de inspiração para espetáculo teatral sobre pescadores artesanais

Setecentos quilômetros em dez dias, percorrendo todo o litoral catarinense… de bicicleta! Essa foi a aventura que as atrizes e produtoras Angela Finardi e Prika Lourenço empreenderam em janeiro com um objetivo artístico, mas também de valorização de uma tradição: visitar colônias de pescadores artesanais, coletar depoimentos e montar o espetáculo teatral “Mestres do Tempo”, que terá apresentações gratuitas – inclusive para estudantes de escolas públicas – no mês de agosto em Joinville, Itapoá e Florianópolis.

Angela e Prika, integrantes da Metamorfose Cia. Cência (de Joinville), tiveram a ideia do projeto a partir de duas paixões: a natureza e as viagens de bicicleta. As pedaladas junto ao mar despertaram a curiosidade sobre a vida de quem tira dele a subsistência. E assim, com “Mestres do Tempo” na mente, a dupla foi de Passos de Torres a Itapoá sobre duas rodas, parando em vilas de pescadores para conhecer a rotina dessas pessoas e suas famílias, as tradições, medos, anseios e a relação com a natureza. Lugares como o Farol de Santa Marta (Laguna), Barra da Lagoa (Florianópolis), Ponte do Imaruim (São José), Canto dos Ganchos (Governador Celso Ramos), Vila da Glória (São Francisco do Sul) e praia do Pontal (Itapoá).

Em cada parada, surpresa com a coragem das duas e o motivo da aventura, mas também muita hospitalidade e desejo de ajudar. “Tivemos a sorte de encontrar na Barra de Laguna vários pescadores pescando em cooperação com os botos. Eles nos receberam muito bem e foram extremamente generosos ao expor a história de luta pela preservação dos botos”, contam as atrizes, que lembram com carinho de Dona Naca, em Canto dos Ganchos, que as convidou para dormir em sua casa e presenteou com um santo para protegê-las na viagem.

“O que mais nos impressionou é o conhecimento ancestral acerca das luas, das marés, da relação entre o que tem na terra e o que tem no mar. O tempo de cada semeadura e colheita, e também o tempo de migração dos peixes. A leitura que fazem dos ciclos da natureza é impressionante”, afirmam elas, lembrando de Seu Vico e Silvano, da Barra da Lagoa, dois mestres que ensinaram muito à dupla sobre o assunto.

Dos 24 pescadores entrevistados, apenas sete, por uma questão de recorte narrativo, foram selecionados para serem personagens do espetáculo, aos quais Angela e Prika darão vida com seus corpos e com o uso de bonecos. O veterano Silvestre Ferreira dirige a montagem com dramaturgia construída a várias mãos, mas cuja versão final é do escritor e crítico de teatro Marco Vasques, ele mesmo um apaixonado pela pesca. A viagem de bicicleta aparece no roteiro, mas as estrelas são os pescadores e pescadoras. “Estamos tendo o cuidado de honrar as histórias que nos foram contadas, sem deixar de dar espaço para a fantasia. Alguns pequenos fragmentos são imaginados a partir das histórias, mas existe uma preocupação em ser fiel ao universo da pesca artesanal de Santa Catarina”, afirma Prika.

“Mestres do Tempo” foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e tem patrocínio da Armacell e Porto de Itapoá. Além de uma pré-estréia e seis apresentações, o projeto contempla três oficinas.

Sobre a Metamorfose Cia. Cênica

A Metamorfose Cia Cênica nasceu em 11 de abril de 2003 com a estreia do espetáculo “Ana, Bel e o coelhinho que não era de páscoa”. Inicialmente formada por Angela Finardi, Sabrina Lermen, Iago Sartini e Nando Moraes, é uma companhia de teatro que produz e encena espetáculos voltados para crianças, jovens e adultos, contação de histórias e música, além de prestar serviços artístico-pedagógicos.

A companhia reúne artistas que residem em Joinville e se diversificam em suas especificidades artísticas. É formada atualmente por Angela Finardi (atriz, contadora de histórias, preparadora corporal e vocal de performers, e diretora, com graduação em Educação Física na UNIVILLE e Teatro pela UNÍTALO, além de mestrado em Teatro pela UDESC), Sabrina Lermen (atriz, bailarina e diretora de teatro, bacharel em Artes Cênicas, com Habilitação em Interpretação Teatral pela UFRGS, pós-graduada em Dança Educativa Moderna/ Dança Criativa, pela Universidade Federal de Viçosa/ MG e mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade de Fernando Pessoa/Portugal) e Prika Lourenço (atriz, cantora, musicista e compositora, com graduação em Pedagogia pela UNISUL e Teatro pela UNÍTALO).

Espetáculos: “Ana, Bel e o coelhinho que não era de páscoa” (2003); “Abracadágua” (2005); “SOS Uma Mulher Só” (2006-2008); “A Confissão” (2008); “O Peixe e o Pássaro” (2017); “A Princesa Margarida: um Musical Brincante” (2018-); “Bio (Círculo da Vida)” (2019-).

AGENDA

Joinville (pré-estreia)
Dia 21 de agosto, às 20h.
Local: Galpão de Teatro da AJOTE.

Florianópolis
Dias 24, às 15h e 20h, e 25 de agosto, às 9h e 15h.
Local:
Teatro Álvaro de Carvalho

Itapoá
Dia 31 de agosto, às 14h30 e 19h30.
Local:
Associação Comunitária do Pontal e Figueira.

Da Assessoria de Imprensa do Projeto Mestres do Tempo, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook