Porto Itapoá recebe Prêmio “Portos+Brasil 2023”

O Porto Itapoá recebeu o “Prêmio Portos+Brasil de 2023” como o TUP – Terminal de Uso Privado – com o maior crescimento na movimentação de contêineres em 2022, com 14,3% em relação ao ano anterior. O Terminal ficou em segundo lugar na categoria Crescimento da Movimentação de Contêineres, atrás somente do porto público do Rio de Janeiro.

O “Prêmio Portos+Brasil” reconhece autoridades portuárias e terminais públicos e privados, além de gestores de terminais, por seus trabalhos e projetos. A iniciativa é do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal e tem o objetivo de avaliar o setor portuário e suas gestões. Estiveram presentes, representando o Porto Itapoá na cerimônia realizada em Brasília (DF) nessa quarta-feira, dia 9 de agosto, o presidente Cássio Schreiner e o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente, Sergni Pessoa Rosa Jr.

Cássio Schreiner destacou o período de franco desenvolvimento do Terminal. “Investimos cerca de R$ 750 milhões na expansão do nosso pátio, que vai nos possibilitar, ao término das obras, operar cerca de 2 milhões TEUs por ano”, explicou. Ao fim deste ano (2023), o Porto Itapoá contará com 455 mil m² de pátio. Além disso, Schreiner ressalta os resultados já percebidos no primeiro semestre deste ano. “Crescemos 18% em relação ao mesmo período de 2022, o que certamente nos colocará novamente entre os TUPs que mais cresceram em 2023”, avalia.

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

3 comentários em “Porto Itapoá recebe Prêmio “Portos+Brasil 2023”

  • Avatar
    12 de agosto de 2023 em 15:24
    Permalink

    Parabéns suseso ao porto em espancao .

    Resposta
  • Avatar
    10 de agosto de 2023 em 20:32
    Permalink

    Não tiro o mérito de todo crescimento que o Porto de Itapoá vem oferecendo ao município, mas pensando em equilíbrio com os usuários e veranistas que também são parte importante, tem sido prejudicado com o nível das estradas de acesso. Os caminhões que são parte importante desse crescimento, vem causando desgastes excessivos nas estradas e ruas e não a mesma preocupação com a melhoria proporcional ao crescimento que vem sendo premiado. Tem vidas em jogo, se é responsabilidade do estado pela conservação, porém mais do nunca o Porto também tem responsabilidades cuidando o que também é de interesse público e da comunidade local.

    Resposta
    • Avatar
      11 de agosto de 2023 em 21:45
      Permalink

      As autoridades e políticos deveriam unir-se em torno da melhoria geral de infraestrutura de estradas. Recuperação e principalmente Duplicações.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook