7ª Noite Cultural – Um grande espetáculo preparado para você!

Nas noites dos dias 21 e 22 de dezembro, a partir das 20h, o estacionamento do Porto Itapoá sediará a 7ª edição da Noite Cultural. O tradicional evento natalino da cidade contará, mais uma vez, com um belo musical de Natal dos corais Vozes da Babitonga (adulto) e Sementes do Amanhã (infantil) como atração principal. Para este ano, o enredo é de autoria de Oscar Wilde, a partir do conto “O Gigante Egoísta”. Helmuth (Mutti) Kirinus, gestor cultural da “Noite Cultural”, é quem dá mais detalhes sobre as duas noites. “Antes e após a atração principal, mas não menos importante que ela, teremos as atrações de vários outros projetos culturais patrocinados pelo Porto Itapoá. Serão duas noites de muita música e cultura para os munícipes de Itapoá”, adianta.

Devido ao grande e crescente sucesso da Noite Cultural em suas seis primeiras edições, para esta sétima, haverá ampliação do espaço destinado ao evento, incluindo a instalação de um segundo palco, que servirá para agilizar a troca de atrações, garantindo mais conforto e melhores condições para a apreciação das apresentações. Assim como nos anos anteriores, haverá cadeiras, cobertura de tenda e água mineral gelada disponíveis aos espectadores.

De acordo com a produtora cultural do evento, Nena Kirinus, o maior desafio da Noite Cultural é alinhar todas as apresentações, com luz e sonorização de qualidade, de forma que a grande estrutura seja um espaço para vários projetos de democratização de acesso à cultura. “Por esse motivo, este ano, serão montados dois palcos, otimizando o evento e dando conta da demanda. Isso sem contar que todo grande evento depende de vários produtos, serviços e meios para sua realização. Essa produção não é nada fácil, mas como nos anos anteriores, com certeza, tudo sairá a contento dos artistas, participantes, público e patrocinador”, garante.

As expectativas são as melhores possíveis. Mutti Kirinus acredita em um aumento de público em relação aos anos anteriores, considerando o trabalho de formação de plateia que vem sendo realizado através da própria Noite Cultural e de outros projetos desenvolvidos em Itapoá. “Com o trabalho de continuidade de muitos projetos, e também do evento em si, a tendência é, a cada ano, se conquistar sempre mais um degrau na qualidade e excelência das atrações culturais. Nesse sentido, o musical “O Gigante Egoísta” dos corais, assim como as outras atrações, está imperdível”, conta ele. “Vale sempre lembrar que a iniciativa da Noite Cultural somente é possível graças ao patrocínio do Porto Itapoá, que além de patrocinar o evento em si, patrocina diversos outros projetos culturais que compõem essas atrações”, conclui Mutti.

“Não perca essa oportunidade de apreciar um grande espetáculo preparado para você”, convida Nena.

Musicariun Academia Filarmonica Brasileira

O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira é um centro de formação de orquestra que tem como objetivo desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação e cultura musical humanista e de excelência. Atualmente, atende 180 crianças e jovens, a partir de quatro anos de idade, sendo todos alunos bolsistas. Ao longo de sete anos, já conta com uma Orquestra Jovem, além de uma Camerata e Orquestra Kids, conjuntos de percussão e metais e Camerata de Cordas. A organização é mantida por meio de doações e patrocínios que podem ser feitos não só por dedução de imposto de renda, mas também por doações diretas de pessoas físicas ou jurídicas.

Coral Vozes da Babitonga e Sementes do Amanhã

Os corais adulto e infantil que se apresentam em todas as edições das noites culturais do Porto Itapoá novamente trazem ao evento, um lindo musical de Natal. Os projetos de formação musical continuada que contemplam o coral adulto Vozes da Babitonga e infantil Sementes do Amanhã iniciaram suas atividades em 2015 e 2016 respectivamente. Os corais, com patrocínio exclusivo do Porto Itapoá, são um marco no investimento à cultura da cidade, sendo os dois primeiros projetos via lei Rouanet do município. O terceiro projeto foi justamente o da 1ª Noite Cultural. Essas iniciativas realizadas pela Escola de Música Tocando em Frente com patrocínio do Porto Itapoá promoveram um acréscimo nos eventos culturais da cidade e inspiraram outras diversas iniciativas e projetos que, hoje, somam forças com eles para transformar Itapoá. Neste ano de 2023, o tema da apresentação será “O Gigante Egoísta”, livro de Oscar Wilde. Participarão do musical, junto aos corais de Itapoá, os atores Angela Finardi e Adriano Fagundes. A direção cênica fica a cargo de Prika Lourenço e os figurinos são de Aurea Borges Kalbuch e Luciene Maria de Oliveira. A cenografia é do artista plástico André Luiz Pereira.

Violão para Todos

Porta aberta anualmente para todos e todas que sentem o desejo de iniciar no violão, o projeto Violão Para Todos é realizado via Lei Rouanet de incentivo federal à Cultura e conta hoje com o apoio exclusivo do Porto Itapoá. Com diferentes níveis de aproveitamento, essa apresentação é uma forma do grupo retribuir à sociedade, o apoio recebido, e incentivar os alunos e suas famílias a seguirem o estudo da música.

Orquestra Sua Majestade o Violão

Com suas atividades iniciadas em 2018, a Orquestra Sua Majestade o Violão acolhe os estudantes de violão já iniciados no instrumento e promove uma oportunidade de prática em formato de Orquestra de Violões. Os alunos ingressam na orquestra mediante uma prova seletiva e ganham direito a aulas individuais para o aprimoramento técnico no instrumento.

Balé Ampliar

Com o objetivo de proporcionar às crianças, a oportunidade de vivenciar o aprendizado da dança através do balé clássico, o professor e coreógrafo Luiz Carlos dos Santos juntamente com a proponente Thais Espíndola, diretora do CEDATE- Centro de Desenvolvimento Artístico Thais Espíndola, apresentam “Um Conto, Um Sonho”, com os alunos do projeto Ampliar de ballet clássico das comunidades do Pontal, Figueira e Jaguaruna. O Projeto Ampliar é patrocinado pelo Porto Itapoá e desenvolvido pelo próprio Terminal Portuário em parceria com a comunidade.

“Gala Clássicos” da Companhia de Dança JK

A apresentação tem como tema, clássicos da literatura. É um medley coreográfico com os balés mais renomados do mundo, como Lago dos Cisnes, Quebra Nozes, Raimunda, Paquita e Bela Adormecida. A ideia é trazer um pouco de cada um desses clássicos para dentro do palco, a fim de que a comunidade itapoaense tenha acesso a esses diferentes tipos de literatura de uma forma dançante.

Orquestra Prelúdio

Iniciando suas atividades em 2011, a Orquestra Prelúdio nasceu com o objetivo de oportunizar a vivência e a prática musical em conjunto para músicos de Joinville, maior cidade de Santa Catarina. Desde então, tornou-se referência no gênero da música instrumental no estado. Em 2018, a orquestra também iniciou um projeto de extensão, passando a oferecer aulas gratuitas para crianças e adolescentes do bairro Jardim Paraíso.

Batuque na Cozinha

Com mestre Divino no comando, os aprendizes da Oficina de Percussão Brasileira irão se apresentar em formato de bateria de escola de samba. Eles trarão para a 7ª Noite Cultural, uma apresentação musical com grandes clássicos do samba enredo.

Grupo de Capoeira Nação Cultural

Proporcionando a inclusão social e a melhoria na saúde de seus participantes, o grupo de capoeira Nação Cultural Itapoá tem como objetivo envolver crianças, adolescentes e adultos na arte da capoeira, enriquecendo o aprendizado sobre respeito e motivação. Ele faz parte do Programa Ampliar, que é patrocinado pelo Porto Itapoá e desenvolvido pelo próprio Terminal Portuário em parceria com a comunidade.

Semeadores de Sonhos

Nessa apresentação, o artista João Bello passeia pelos trava-línguas, poesias e músicas infantis que permeiam os nossos corações e os das crianças.

E tem mais

Assim como em outros anos, a 7ª Noite Cultural contará ainda com Casa do Papai Noel e Feira de Artesanato.

PATROCÍNIO, APOIO E PRODUÇÃO

A 7ª Noite Cultural conta com o patrocínio do Porto Itapoá através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura, com o apoio da Kirinus Produções e Produção da Escola de Música Tocando em Frente.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook