Ex-prefeito de Itapoá Marlon Neuber é solto após um ano preso

Depois de um ano detido pela Operação Mensageiro, Marlon Neuber deixou a unidade prisional de Itapema, onde se encontrava, na manhã desta sexta-feira, dia 08 de dezembro. Para isso, ficou condicionado o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-prefeito.

No último mês de abril (2023), Marlon se tornou réu após ser denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina 20 vezes pelo crime de corrupção passiva. Cinco meses depois, em setembro, foi condenado pela Justiça há 18 anos de prisão e agora poderá cumprir o restante dessa pena em regime semiaberto.

RELEMBRE O CASO

O ex-prefeito de Itapoá foi preso dia 09 de dezembro de 2022 na primeira fase da Operação Mensageiro.

Durante as investigações, depoimentos deram conta de que propinas eram pagas pela Serrana Engenharia ao gestor público a fim de manter os contratos já existentes com a Prefeitura local, realizar aditivos, renovações, reajustes dentro da inflação e garantir os pagamentos em dia.

Antes mesmo de assumir a Prefeitura de Itapoá, Marlon teria procurado o proprietário da empresa para fechar acordos que os beneficiassem. O próprio ex-prefeito confessou ter recebido cerca de R$ 460 mil da Serrana ao logo dos anos. O primeiro pagamento foi realizado ainda antes da eleição do ex-prefeito, no valor de R$ 150 mil. Parte do dinheiro foi utilizada na campanha eleitoral. O pagamento de propina também teria financiado um imóvel e auxiliado no financiamento de campanhas eleitorais no âmbito estadual e federal de aliados de Marlon Neuber. O ex-prefeito ainda teria solicitado à empresa para que o acordo garantisse o recebimento de propinas mesmo após a saída de Marlon da Prefeitura, algo que funcionaria como um seguro desemprego.

Marlon estava na sua segunda gestão frente ao Poder Executivo Municipal (havia sido eleito em 2016 e 2020) até renunciar ao mandato em julho deste ano de 2023, sete meses após sua prisão.

 

IMAGEM: Facebook / Reprodução.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Ex-prefeito de Itapoá Marlon Neuber é solto após um ano preso

  • Avatar
    10 de dezembro de 2023 em 08:50
    Permalink

    Bom dia, acho esse reajuste inaceitável ,dá aqua e saneamento básico, no centro no fali nada ,mais aqui no pontal, aonde tem esgoto só na geral, pelo que me consta. As nossas ruas acaba com carro, pra vir uma máquina, temos que implorar, estamos na época de receber os turistas, e vamos mostrar somente ,uma cidade relachada sem nenhum atrativo, peço aos governantes que mostrem ,seus projetos, em atividades não só papel. O povo tá cansado, de promessas nas eleições, e depois vem a desilusão. Sejam espertos e trabalhem por nós, e o nome de vocês fiquem lembrados ,como bons governantes ,e itapoa se torna uma cidade exemplar,

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook