Caminhão Conhecendo os ODS chega a Itapoá com serviços e atividades para toda a família

Com patrocínio do Porto Itapoá, evento faz parte da maior itinerância em ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Américas e visa aproximar a população da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas)

Neste sábado, dia 16 de dezembro, uma das principais iniciativas brasileiras para a difusão de conhecimento sobre sustentabilidade e de boas práticas socioeconômicas e socioambientais para o planeta, o Caminhão Conhecendo os ODS, chega a Itapoá, no litoral de Santa Catarina. O foco é levar informações, atividades e serviços à população, que tenham conexão com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU. A ação, que espera reunir cerca de 4 mil pessoas, é realizada pela NTICS Projetos e patrocinada pela Porto Itapoá. Em outubro de 2022, o caminhão teve sua primeira passagem pela cidade, chegando a atender 1,8 mil pessoas no Porto e mais de 4 mil alunos nas ações em escolas públicas.

O caminhão estará na Avenida das Margaridas – Próximo a Escola Nereu Ramos e, além de aproximar a população aos ODS, o projeto oferece serviços e atividades para toda a família. Os ODS reúnem diversos temas importantes como a erradicação da pobreza, os cuidados para uma saúde de qualidade, a igualdade de gênero, a erradicação da fome, a proteção social, entre outros. O projeto tem como objetivo ampliar o debate sobre 169 metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU.

“Chegamos em um momento que todos devemos nos unir para a regenerar o planeta que habitamos. Desde 2017, criamos a iniciativa Conhecendo os ODS, que conta com o Caminhão como uma das principais ações que percorrem dezenas de cidades, levando formas práticas das pessoas colocarem os ODS em suas vidas”, explica Ana Carolina Xavier, diretora de Estratégias e ESG da NTICS Projetos.

Entre os dias 11 e 15 de dezembro, cerca de 2 mil alunos de escolas públicas participam de atividades educativas sobre os ODS em sala de aula. Já o caminhão chega à praça com atividades em quatro estações – cada uma sobre um ODS -, tendo exposição de fotos, textos, vídeos de realidade virtual, entre outras. Além disso, 13 tendas oferecem serviços e atividades como oficinas de compostagem, atendimentos de saúde, criação de currículos, aberturas de MEIs, oficinas de robótica, de culinária sustentável, oficinas de brinquedos com materiais recicláveis, entre outras. No palco principal, também será possível acompanhar palestras, talks e ter aulas de dança, yoga, ginástica funcional, entre outras.

“Com uma metodologia prática e didática, o Caminhão ODS dissemina o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, transformando cidadãos de Itapoá em agentes de mudança em suas comunidades. São 17 objetivos interrelacionados, que abordam os principais desafios de desenvolvimento no Brasil e no mundo. Na Porto Itapoá, incorporamos os ODS em nossa estratégia empresarial, buscando sempre fomentar iniciativas que contribuam com o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma sustentável”, revela Patricia Dall ‘Onder Diez, especialista de Responsabilidade Social.

Além do Porto Itapoá, o Caminhão “Conhecendo os ODS” conta com parceiros expressivos, como a nutricionista Carolina Cunha, a Secretaria de Meio Ambiente, o Movimento ODS-SC, o Atelier de Mosaico María João, a ADEA, Harmonia do Ser | Ambulatório Porto Itapoá, Escola Gees COC, a The Energy, a Casa do Cidadão e o SENAI.

A proposta conta, também, com nomes e personalidades locais que dão voz ao desenvolvimento sustentável dentro das comunidades. “A ideia é trazer agentes locais que vão ajudar a criar debates e dinâmicas colaborativas para que pessoas e empresas adotem boas práticas para a sua rotina”, finaliza Ana Carolina.

Mais informações sobre o projeto, no site www.conhecendoosods.com.br/caminhao

SERVIÇO

Caminhão Conhecendo os ODS
Itapoá
16 de dezembro de 2023 – Sábado
Avenida das Margaridas – Entre a esquina da R. Lindóia com a esquina da Tv. da Paz
Das 14h às 20h

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Sobre a NTICS Projetos

A NTICS Projetos é uma empresa do Grupo Nest e atua há mais de 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.

Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos, há cinco anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS.

A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Da Bacuri Comunicação, com adaptações da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook