2023 marca ano importante na história do Porto Itapoá

Terminal bateu importantes marcos em sua operação e ainda trouxe grandes novidades em relação à sua infraestrutura

 

O ano de 2023 consolidou diversas conquistas para o Porto Itapoá, que vão desde as obras de ampliação de sua estrutura física, passando pelos significativos investimentos em tecnologia e inovação, até chegarmos na conquista da marca de 1 milhão de TEUs movimentados em um ano.

Na primeira semana de dezembro, chegaram os novos equipamentos do Terminal: um novo portêiner, de 50m de altura, e cinco novos RTGs híbridos controlados remotamente – outros cinco equipamentos como este haviam chegado em maio deste ano. O Porto Itapoá foi o primeiro terminal da América do Sul a operar este tipo de RTG. Ao todo, em 2023, foram investidos mais de US$ 40 milhões nesses equipamentos.

Além disso, o novo armazém do Porto Itapoá está prestes a ser inaugurado e vai apresentar diversas inovações de segurança e ambientais. Com 8 mil m² de área coberta, a estrutura vai se somar aos novos 150 mil m² de pátio recém construídos e que devem entrar em operação em breve. Com isso, o Terminal vai passar a operar um dos maiores pátios de contêineres do País, com 455 mil m², o que vai lhe proporcionar a capacidade de movimentar até 2 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.

1 milhão de TEUs

Os investimentos ao longo desses 12 anos de operação foram frequentes e sempre pautados num cenário de demanda por uma infraestrutura portuária eficiente e segura pelo mercado. O resultado disso tudo se consolidou agora em 2023, quando o Porto Itapoá ultrapassa a marca de 1 milhão de TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade de contêiner de 20 pés) movimentados em um ano.

O Terminal deve finalizar o ano com um movimento muito próximo de 1,2 milhão de TEUs, consolidando sua posição como o quarto maior porto movimentador de contêineres no Brasil. Com esse resultado, o crescimento da movimentação do Terminal no ano deve se aproximar da casa dos 20% em relação ao ano anterior.

Em 2022, o Terminal já havia chegado ao seu maior número até então, com cerca de 900 mil TEUs, o que representou um incremento de 14% em relação ao que foi movimentado em 2021. Nessa ocasião, o Porto Itapoá foi o porto com maior crescimento entre os cinco maiores terminais de contêineres do Brasil.

Segundo o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, o aumento do volume do mercado associado à chegada de novos serviços contribuiu para o crescimento das operações. “Temos crescido ano após ano, estando sempre entre os maiores terminais de contêineres do Brasil desde o início das operações do Porto Itapoá. Nosso planejamento é desenvolvido para alcançarmos três objetivos: gerar valor social, ambiental e econômico. Quando trabalhamos nessa perspectiva e focamos na agregação de valor aos nossos clientes e parceiros, o reconhecimento e resultado vêm muito mais rapidamente”, disse.

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook