Itapoá aparece com quase 67% de balneabilidade em novo relatório semanal do IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulgou nessa sexta-feira, dia 19 de janeiro, o relatório de balneabilidade com as informações consolidadas dos resultados das coletas realizadas na semana de 15 a 19/01. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 147 estão próprios para banho, o que representa 61,76%. Em Itapoá, dos seis pontos existentes atualmente, quatro estão adequados para banho, o que equivale a 66,66%.

Todas as informações, comparativos e considerações técnicas com as informações consolidadas desta semana constam no relatório e podem ser conferidas clicando aqui.

No site balneabilidade.ima.sc.gov.br, as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar durante a semana, os relatórios emitidos, bem como o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, bastando clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.

De novembro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e outubro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

 

Balneabilidade em Itapoá

Balneário / Local de Coleta Data de coleta Situação
Ponto 1

Balneário Brasília – Final da Avenida 650

 

16/01/2024

 

IMPRÓPRIA

Ponto 2

Balneário Paese – Entre as ruas 1020 e 1030

 

16/01/2024

 

PRÓPRIA

Ponto 3

Balneário Palmeiras – Rua 1970

 

16/01/2024

 

PRÓPRIA

Ponto 4

Balneário Barra do Saí – Rua 20

 

16/01/2024

 

PRÓPRIA

Ponto 5

Barra do Saí – Avenida Dom Henrique II (frente ao Miradouro, no rio)

 

16/01/2024

 

PRÓPRIA

Ponto 6

Praia do Pontal do Norte – Farol do Pontal

 

16/01/2024

 

IMPRÓPRIA

 

Metodologia e legislação

O IMA possui todos os materiais e mecanismos considerados suficientes e adequados para a execução do Programa de Monitoramento da Balneabilidade no estado, o segundo maior do Brasil, com 238 pontos monitorados e vigente desde o ano de 1976.

Os materiais utilizados são aqueles definidos pelo método 9223b do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, cuja fabricação e distribuição é realizada por única empresa (IDEXX) com representante próprio no Brasil (IDEXX BRASIL LABORATÓRIOS LTDA).

Quanto ao denominado mecanismo de coleta, o IMA segue os padrões estabelecidos pelo Guia de Coleta e Preservação de Amostras da Agência Nacional de Águas (ANA) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado PRÓPRIO quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado IMPRÓPRIO quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

  

Atenção aos banhistas

Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.

 

Com informações do IMA. FOTO: Tribuna de Itapoá / Arquivo.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

3 comentários em “Itapoá aparece com quase 67% de balneabilidade em novo relatório semanal do IMA

  • Avatar
    22 de janeiro de 2024 em 10:55
    Permalink

    Pensar que há poucos anos era 100%.

    Resposta
  • Avatar
    21 de janeiro de 2024 em 13:24
    Permalink

    Conheço todas as praias de Itapoá e as considero todas próprias ao banho. Com raras exceções
    Muito estranho considerar imprópria ali no Farol do Pontal?
    Tenho lá minhas dúvidas, quanto a balneabilidade no ponto 5- Barra do Sai e próximo a segunda Pedra.

    Resposta
    • Avatar
      22 de janeiro de 2024 em 07:57
      Permalink

      Bom dia a coleta de lixo na AV 370 é mal feita algumas vezes fica até 10 dias sem recolher tem casas com turistas é falte de competência a nova cidade não merece isso..

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook