Ponte da Vigorelli, entre Vila da Glória e Joinville, terá estudo de viabilidade

Em sua coluna de opinião publicada nesta terça-feira, dia 06 de fevereiro, no site NSC Total, o jornalista Jefferson Saavedra comenta que um estudo deve ser realizado para avaliar a viabilidade da Ponte da Vigorelli – que ligaria Vila da Glória, em São Francisco do Sul, até Joinville. Segundo o colunista, um estudo sobre o tema será contratado pela Amunesc (Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina). Esse foi um dos temas tratados na posse de Godofredo Moreira (prefeito de São Francisco do Sul) na presidência da Amunesc nessa segunda-feira, dia 05. “A associação dos municípios vai contratar a avaliação de viabilidade. Se a ligação entre a Vigorelli, em Joinville, e a Vila da Glória, em São Francisco do Sul, for considerada viável, virá a etapa da realização dos projetos básico ou executivo”, explicou Saavedra em sua coluna.

Caso a obra se mostre viável, os recursos seriam buscados a partir dos projetos. Até pela incerteza da viabilidade, não há um cronograma estimado. Seria um projeto de longo prazo e que ainda está em fase preliminar. Não há também, ainda, estimativa de custos, mas como parâmetro de comparação, o jornalista citou que a travessia no local possui mais de 1 mil metros a Ponte Joinville (que ligará os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista), com 980 metros, vai custar cerca de R$ 300 milhões.

Uma segunda ação pretendida pela Amunesc nessa nova gestão é a retomada da pavimentação da estrada entre a Vila da Glória e Itapoá, na mesma região onde seria construída a ponte ligando Vila da Glória a Joinville.

Ambas as obras são de grande interesse ao município de Itapoá, pois trariam considerável melhoria para um importante acesso à cidade, encurtando o tempo de viagem até a Vila da Glória (em São Francisco do Sul) e agilizando a rota alternativa à Joinville, que hoje é feita via balsa. Recentemente, esse serviço de balsa chegou a ser interrompido, fato que trouxe novamente a discussão sobre a construção da ponte, já debatida há muitos anos, mas que estava esquecida nos últimos tempos.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Ponte da Vigorelli, entre Vila da Glória e Joinville, terá estudo de viabilidade

  • Avatar
    8 de fevereiro de 2024 em 12:49
    Permalink

    Por Itapoá é muito longe, seria mais viável asfaltar a rua que liga Garuva e Vila da Glória, trajeto mais curto. Seria ótimo tbm.
    Seria bom fazer tudo, kkk, ponte, e os asfaltos de Garuva e Vila da Glória, e Vila da Glória e Itapoá, isso sim seria um sonho para todos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook