Kirinus Produções e Escola Tocando em Frente aprovam nove projetos pela Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de covid-19. Ela prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem a combater e mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o setor cultural. Inicialmente, os recursos destinados a essa lei só poderiam ser utilizados até o final do ano passado (2023), mas foi prorrogada por mais um ano. Em Itapoá, diversas ações foram beneficiadas. Só entre os projetos geridos e promovidos pela Kirinus Produções e Escola Tocando em Frente, foram nove contemplados. Confira, abaixo, um pouco sobre cada um deles.

Capoeira Angola, uma luta Silenciosa

A proposta da ação é a realização de um documentário sobre a capoeira para registrar e preservar a rica história e as tradições dessa manifestação cultural de expressão única e destacada na herança afro-descendente. A produção contará as origens e evolução da capoeira, com seus diferentes estilos. Com isso, o idealizador do projeto, mestre Primo, pretende promover a compreensão das raízes, das histórias e do papel dessa importante manifestação cultural na socidade.

Chamada para Angola: “Resistir para Existir”

O projeto prevê acesso gratuito a oficinas da cultura popular da capoeira de Angola, promovendo assim uma aproximação do público com a cultura popular brasileira e também a democratização de acesso à cultura. A ideia é retomar atividades que foram interrompidas durante a pandemia.

A Voz do Choro

O projeto realizou uma apresentação musical com alguns temas tradicionais do choro, visando aproximar o público leigo desse repertório da música instrumental brasileira. A apresentação ocorreu no Mercado da Maria, em Itapoá, na noite do último dia 03 de fevereiro.

Rosa

O projeto realizará um videoclipe da música “Rosa” de Pixinguinha, pela intérprete e proponente Daniela Ribeiro de Medeiros. Esse trabalho incluirá a captação, edição, mixagem e masterização de áudio; além da captação, sincronização e edição do vídeo.

Da aldeia para o mundo – Uma história para Itapoá

O objeto cultural da presente proposta é a realização de um documentário sobre o índio Yawaritsawa e suas ações na difusão da cultura indígena em Itapoá. A proposta foi inspirada na própria história do indígena que é indissociável ao espaço da Reserva Volta Velha, local que já recebeu diversas ações de educação ambiental e cultura indígena. O documentário irá rememorar e divulgar essas ações para servir de exemplo e inspiração para outras semelhantes, além de promover a consciência ambiental e de valorização dos povos tradicionais.

Eu Sou o Samba – A História do Samba contada e cantada

A presente proposta irá oferecer uma apresentação musical contando a história e curiosidades do gênero musical brasileiro conhecido como Samba. Ela contará com músicos de qualidade atuantes em Itapoá e região, resgatando as raízes musicais da identidade nacional através da música e da história. O projeto também irá levar essa história para os estudantes de música do “Projeto A Mais” da Prefeitura de Itapoá, oferendo este acréscimo cultural para as gerações mais jovens que não conviveram com épocas em que esse gênero estava em seu áuge na mídia e no mercado fonográfico.

Partitura Viva

A ação pretende produzir e fornecer uma série didática de animação de partituras juntamente com o vídeo em close das mãos do violonista executando peças para iniciação e desenvolvimento do estudante no repertório a duas vozes, violão e solo.

Xeque Mate – O dia do Xadrez

O projeto irá divulgar e realizar uma oficina para iniciantes do xadrez, seguida de um campeonato amador de amantes desse esporte mediante prévia inscrição, em dia e local específico, o Dia do Xadrez.

Subentendido – Música Autoral

A proposta irá produzir um videoclipe, com imagens de Itapoá, da música “Subentendido”, do compositor Helmuth Kirinus.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook