SC ultrapassa 13 mil prováveis casos de dengue, 8 óbitos e 3 mortes suspeitas – uma em Itapoá

Na tarde desta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, os dados sobre a situação epidemiológica da dengue em Santa Catarina foram atualizados no informe quinzenal da SESA SC (Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina). O documento revela que a curva de casos prováveis da doença segue em alta no estado.

Já foram registrados 13.002 casos prováveis de dengue em 175 municípios catarinenses. Os dados mostram um aumento de 654,8% em relação ao mesmo período do ano passado (2023). Além disso, já foram confirmados oito óbitos pela doença, sendo cinco em Joinville, um em São Francisco do Sul, um em Araquari e um em Itajaí. Outras três mortes ainda seguem em investigação, sendo uma no município de Itapiranga, uma em Itapoá e outra Penha.

Foram identificados 11.471 focos do Aedes aegypti em 207 municípios, sendo que 155 desses são considerados infestados pelo mosquito – entre elas Garuva, Itapoá e quase toda a região nordeste do estado. “Estamos trabalhando desde o ano passado em ações de prevenção juntamente com os municípios. Os casos aumentaram em todo o país e nós estamos em alerta. O governo repassou, no ano passado, R$ 15 milhões aos municípios, e nos próximos dias, iremos enviar mais R$ 5 milhões para as ações de combate municipais. Além disso, estamos investindo em campanhas publicitárias, mas precisamos que cada cidadão faça a sua parte e elimine os locais com água parada em suas casas e no seu trabalho”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A Secretaria de Estado da Saúde alerta também para os sintomas da doença. “Ao apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele, é importante procurar por um serviço de saúde para receber informações para tratamento”, salienta João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica de SC.

Clique aqui e confira o informe epidemiológico completo direto no site da Dive SC (Divisão de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina).

 

Da SESA SC, com adaptações da Tribuna de Itapoá. FOTO: Ricardo Trida/ Secom SC.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook