Santa Catarina decreta situação de emergência por causa da dengue

A governadora do Estado de Santa Catarina em exercício, Marilisa Boehm, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e o diretor da Vigilância Epidemiológica de SC, João Augusto Brancher Fuck, participaram da coletiva de imprensa para assinatura do Decreto Emergencial Epidemiológico em razão da infestação do mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina, realizada nesta quinta-feira (21) em Joinville.

O elevado número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti; o elevado número de casos prováveis de dengue notificados quando comparado ao mesmo período de 2023; o registro de óbitos em decorrência da dengue e a ocorrência de eventos que apresentam potencial risco de extrapolação da capacidade de resposta, bem como de saturação do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a direção municipal e estadual foram as justificativas para que o Governo do Estado lançasse mão desse instrumento.

A governadora do Estado em exercício, Marilisa Boehm, ressaltou que Santa Catarina está engajada no combate à dengue. “Vamos vencer essa doença. Precisamos, agora, é da ajuda da população”, conclamou. Ela também citou o fato de Joinville ter condições muito propícias à infestação pelo mosquito, por ser uma cidade quente e onde chove muito. “Peço a toda população que, todos os dias, dêem uma olhada em suas casas”, concluiu.

Além da assinatura do Decreto de Emergência, foram apresentadas as peças da campanha de comunicação do Governo do Estado, que passou a ser veiculada nesta semana nas mídias online e offline, como: TV aberta e fechada, rádios, terminais, sites, jornais, redes sociais, busdoor, painéis externos e outros.

“O aumento de casos em relação ao ano anterior [2023] e o elevado número de municípios infestados pelo Aedes aegypti, além da ocorrência de óbitos pela doença, fazem com que seja necessário esse momento de mobilização. A importância de um decreto de emergência é facilitar as ações do Governo do Estado em apoio aos municípios”, explica a secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto. Para ela, o decreto também facilita que se tenha um melhor controle da situação e possa se oferecer um atendimento adequado e rápido, diminuindo o número de casos graves e de óbitos pela doença.

Santa Catarina tem 17.696 casos prováveis de dengue em 177 municípios, o que representa um aumento de 650% quando comparado ao ano de 2023. Considerando o atual cenário, além do Decreto de Emergência e da intensificação das ações, é fundamental que a população compreenda o risco de manter hábitos que permitam a reprodução do mosquito da dengue. “Por isso, é preciso um esforço conjunto entre o poder público e a população no controle do Aedes aegypti. Mais do que nunca, é fundamental verificar locais que possam acumular água e eliminá-los. Essa continua sendo a melhor estratégia de prevenção contra a doença”, reforça o diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck.

Reunião de trabalho

Na mesma ocasião da decretação de situação de emergência, também foi realizada uma reunião técnica de trabalho sobre o cenário epidemiológico da dengue na Macrorregião de Saúde Planalto Norte Nordeste, composta por Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú, Schroeder, Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras. Além dos representantes da Saúde, outras pastas do Governo do Estado e entidades de classe estiveram presentes. O objetivo da reunião foi alertar sobre o cenário da dengue na região, além de preparar os profissionais para o aumento de casos da doença neste começo do ano. A secretária Carmen Zanotto enfatizou a importância de todas as ações necessárias para a organização da rede de serviços de atenção à saúde.

Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, com adaptações da Tribuna de Itapoá. FOTO: Ricardo Wolffenbüttel/Secom-SC.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook