EDITORIAL ITAPOÁ NOTÍCIAS 204 – Abril de 2024

No próximo dia 26 de abril, nossa amada Itapoá completa 35 anos de emancipação político-administrativa. Foi nesse dia, do ano de 1989, que a “Pedra que Surge” (significado do nome indígena dado à cidade) passou a escrever sua própria história. 

Dessas três décadas e meia de muito crescimento e prosperidade, o jornal impresso Itapoá Notícias dividiu com você, leitor, as principais notícias dos últimos 16. Temos muito orgulho de poder fazer parte e celebrar as tantas conquistas que nosso município atingiu de 2008 para cá. 

Informar sobre os acontecimentos de Itapoá neste período que já ultrapassa uma década e meia de jornalismo sério, responsável e comprometido com nossa cidade tem sido um imenso prazer. Não à toa, estamos aqui para apresentar mais uma edição do jornal. Nas próximas páginas, você vai ficar por dentro do aniversário do município e as principais notícias locais, além daquelas que afetam nossa região. 

E se tem aniversário, tem homenagens e celebrações. Tudo sobre os 35 anos de Itapoá, você lê nas páginas 07, 08, 09, 11 e 20. 

Mas antes, logo ao lado, aqui mesmo nesta página 02, contamos sobre o último relatório de balneabilidade da temporada, que acusou dois dos seis pontos, como impróprios para banho em Itapoá. 

Mas em mês de aniversário da cidade, vamos tentar focar nas coisas boas. Na página 05, você vai ler que em março, no Mês da Mulher, o Porto Itapoá promoveu encontro com palestras de prevenção à violência doméstica, crime que tem aumentado consideravelmente e preocupado autoridades e sociedade civil. 

No último mês de janeiro, Itapoá foi atingida por fortes chuvas, ocasião em que o município declarou situação de emergência. Mas a boa notícia está na página 06, em que você vai ler que o Governo Federal acaba de reconhecer a situação, o que habilita à cidade, solicitar recursos federais para ações de defesa civil. 

As prefeituras de Itapoá e Garuva já iniciaram a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Mais detalhes nas páginas 10 (Itapoá) e 19 (Garuva). 

E ainda falando de saúde, na página 15, você vai ler que o Governo do Estado de Santa Catarina anunciou neste início de abril, a abertura de uma nova unidade hospitalar em Joinville para atendimento pelo SUS. 

Mas nem todas as notícias do segmento de saúde nesta edição do jornal são boas. O Ministério Público apura suspeita de casos de negligência médica em Itapoá, o que infelizmente pode ter resultado no falecimento de um bebê de apenas oito meses de idade. Essa notícia, que causou muita comoção na cidade, publicamos na página 17. 

Este 2024 é ano eleitoral. Em outubro, elegeremos os novos ocupantes dos cargos de prefeito ou prefeita e vereadores de Itapoá. Para que você possa participar deste importante momento decisório da cidade, é imprescindível estar com o seu cadastro de eleitor atualizado e em dia com suas obrigações eleitorais. Quem não se encontra nessas condições têm até o dia 08 de maio para se regularizar. Mais sobre o assunto, na página 18. 

Na página 19, as principais notícias da vizinha Garuva. 

A todos os itapoaenses, nossos parabéns por fazerem parte desta linda história que Itapoá escreve, como município, há 35 anos! Que venham muitos e muitos outros aniversários a serem celebrados, sempre com a prosperidade e todas as condições que nosso povo merece! 

Viva Itapoá!

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook