B.O. de acidente de trânsito sem vítima poderá ser feito pela internet

Acidente de trânsito sem vítimaUma nova modalidade de registro de ocorrência pela internet está sendo disponibilizada pela Polícia Civil de Santa Catarina. Trata-se do BOAT (Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito) sem vítimas. Isso é possível graças à implementação da nova Delegacia Eletrônica da instituição policial. Sem custos ao cidadão, o registro é válido para acidentes ocorridos no estado catarinense.

Fruto de um trabalho conjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado, da Delegacia Geral da Polícia Civil e da Diretoria de Inteligência dessa Polícia, juntamente com o Centro de Informática e Ciasc (Automação do estado de Santa Catarina), o referido boletim de ocorrência de acidente de trânsito sem vítima pode ser registrado, acessando a página da Polícia Civil na internet (www.pc.sc.gov.br), link Delegacia Eletrônica (ou diretamente no endereço www.delegaciaeletronica.sc.gov.br).

Qualquer interessado pode fazer o registro, que é bem simples. Bata preencher os campos disponibilizados, com os dados do acidente, dos envolvidos e dos veículos. Ao finalizar, será gerado um número de protocolo, o qual será enviado por e-mail. Em questão de minutos, esse registro é analisado e homologado por policiais civis plantonistas da Ciopol (Central de Informações de Ocorrências Policiais). Após análise e homologação do boletim de ocorrência, o interessado recebe novo e-mail, que confirma o protocolo e traz um código de validação, o qual permite a impressão do documento. Nessa impressão, há um código de validação do boletim de ocorrência, o que supre a falta de assinatura e torna o documento válido para os efeitos legais.

“Frisa-se que essa finalidade de registro, depois de homologada, terá os dados disponíveis para as consultas policiais, ao contrário da antiga Delegacia Eletrônica”, apontou o diretor de Inteligência da Polícia Civil, Antônio Alexandre Kale.

Kale, ainda, explica que o próximo passo será migrar os atuais registros disponíveis (perda de documentos, de objetos, furto de celular, denúncia identificada, anônima, ameaça e danos causados por fenômenos naturais) para a nova Delegacia Eletrônica. Esse processo, inclusive, já foi iniciado e está disponível no mesmo endereço da internet.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook