Polícia Civil de SC digitaliza o seu sistema de expedição de alvarás

A Gerência Estadual de Fiscalização de Jogos e Diversões Públicas da Polícia Civil de Santa Catarina está informatizando o seu sistema de emissão de alvarás aos estabelecimentos que estão sob a fiscalização da instituição policial. Tal informatização passará a ser efetiva em janeiro, quando terá início um projeto piloto na capital estadual, o qual se estenderá a todo o Estado na sequência. Nessa segunda-feira, dia 22 de dezembro, o Ciasc (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis, sediou o lançamento do projeto.

Alguns policiais civis que trabalham com esse tipo de fiscalização no Estado foram a Florianópolis, onde acompanharam o lançamento e conheceram a nova ferramenta, aprendendo a utilizá-la. Em suas cidades, eles estão incumbidos de multiplicar o conhecimento adquirido.

O Alvará expedido pela Polícia Civil a estabelecimentos empresariais está sendo informatizado via Ciasc e será integrado ao SISP (Sistema Integrado de Segurança Pública).

O delegado de Polícia Civil Adalberto Luiz Stefanelli, gerente estadual de Fiscalização, explica que essa informatização está sendo realizada nos mesmos moldes da que ocorreu com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). “Essa mudança vai agilizar o processo para a nossa Instituição, melhorando a gestão, e facilitando para a população. Além disso, a guia de pagamento vem com um código de barras que fica vinculado ao Alvará em questão, evitando qualquer fraude”, destacou Safanelli.

Após apresentar essa nova forma de registro de alvarás no SISP, foi apresentado o SISP Móvel, um aplicativo para a utilização desse Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) em dispositivos móveis como tablets e smartphones, com o objetivo de aumentar a eficiências nas ações de segurança. Tal aplicativo permite uma pesquisa na base de dados de pessoas (ver se há mandados de prisão, entre outras buscas), veículos (furto/roubo ou restrição administrativa, como débitos de taxas em aberto), desaparecidos, e CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Os servidores da Segurança Pública do Estado que queiram instalar esse aplicativo em seus aparelhos devem entrar em contato com a Diretoria de Inteligência da SSP (Secretaria de Segurança Pública) de Santa Catarina.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook