Vítimas da maior tragédia de trânsito de SC vinham para evento em Itapoá

O acidente que deixou 51 mortos em uma ribanceira de cerca de 400 metros de altura no km 89 da SC-418, no local conhecido como Serra Dona Francisca, próxima a Joinville, ocorreu quando o ônibus da empresa Costa Mar Turismo fazia o trajeto de União da Vitória (PR) a Itapoá, contrariando as primeiras notícias que davam conta de que o destino era Guaratuba (PR). Na verdade, a Polícia acredita que a empresa responsável pelo transporte (no qual, inclusive, morreu o seu proprietário) tenha registrado Guaratuba como destino nesse sábado, dia 14 de março, por causa a falta de autorização da mesma para viagens interestaduais, que seria o caso de Itapoá. Enfim, essa é uma hipótese que está sendo estudada, entre outras irregularidades aparentes, pelas equipes de Polícia Civil do Paraná e de Santa Catarina que investigam, em parceria, todas as circunstâncias que envolvem o acidente.

O que se sabe, realmente, é que até a última atualização de informações, o número de vítimas fatais já era de 51. Sete passageiros continuam internados em hospitais de Joinville, sendo que quatro deles em UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) – dois desses em estado grave.

O Governo do Estado de Santa Catarina confirmou se tratar da maior tragédia de trânsito registrada em território catarinense.

O IML (Instituto Médico Legal) de Joinville concluiu a identificação dos mortos nesse domingo, dia 15 de março, com o total de 20 mulheres, 15 homens, cinco adolescentes e 11 crianças (sete da mesma família). Também no domingo, os corpos de 43 vítimas foram transportados para União da Vitória (PR), de onde o ônibus saiu.

Na manhã dessa segunda-feira, dia 16 de março, os corpos das vítimas começaram a ser enterrados em União da Vitória e municípios próximos. Um ginásio da cidade recebeu parte dos mortos para um velório coletivo e um corpo ainda permanecia no IML de Joinville até o final da tarde dessa segunda.

A comoção pelo acidente foi tão grande que até mesmo a presidente da república e o governador do estado do Paraná se manifestaram. Dilma Roussef (PT) lamentou as mortes, manifestando solidariedade às famílias das vítimas, enquanto Beto Richa (PSDB) decretou luto oficial de três dias no estado paranaense.

O grupo estava vindo para um evento religioso voltado a adeptos da umbanda e candomblé na praia de Itapoá, evento esse organizado pelo Grupo de Umbanda Pai Xangô, de União da Vitória, que é filiado à FUCA (Federação de Umbanda Candomblé e Angola).

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

2 comentários em “Vítimas da maior tragédia de trânsito de SC vinham para evento em Itapoá

  • Avatar
    16 de março de 2015 em 20:10
    Permalink

    Não viria para itapoa, eles estavam indo para coroados em Guaratuba. Passou hoje no jornal da rpc Paraná.

    Resposta
    • Avatar
      16 de março de 2015 em 21:14
      Permalink

      Obrigado pela informação, Júlio!
      Na verdade, antes de postar esta matéria, verificamos em vários meios de comunicação, inclusive oficiais, que davam conta, realmente, de que o destino era Itapoá, inclusive com suspeita de fraude na documentação da rota e tudo mais. Fatos, todos, que estão sendo apurados pela Polícia.
      Atenciosamente,

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook