55 mil vagas no ensino superior serão abertas pelo SISU nesta segunda

Nesta segunda-feira, dia 08 de junho, têm início as inscrições no SISU (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições podem ser realizadas somente até esta quarta-feira, dia 10 de junho. As vagas disponíveis já constam no site do Sistema e podem ser consultadas, clicando aqui. Esta edição 2015 do SISU oferecerá 55.576 vagas em 72 instituições públicas do país, sendo duas delas (Udesc e UFSC) com campus em Joinville. O Centro de Ciências Tecnológicas – CCT Campus II (Joinville) da Udesc está oferecendo 92 vagas nesse processo, divididas nos cursos Análise de Desenvolvimento de Sistema (tecnológico – noturno), Ciência da Computação (bacharelado – integral), Engenharia Civil (bacharelado – integral), Engenharia de Produção e Sistemas (bacharelado – noturno), Engenharia Elétrica (bacharelado – integral), Engenharia Mecânica (bacharelado – integral), Física (licenciatura – integral), Matemática (licenciatura – matutino) e Química (licenciatura – integral). Já o Campus Joinville da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) oferece 12 vagas para o curso de Engenharia de Transporte e Logística (bacharelado – integral).

O interessado em participar do SISU deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014 e não ter zerado na nota da redação.

No momento da inscrição, o candidato escolherá, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SISU. Além disso, deverá definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, que são reservadas conforme a Lei de Cotas. Segundo divulgado pelo MEC (Ministério da Educação), pelo menos 37,5% das vagas serão destinadas a cotistas. Elas abrangem estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Uma vez por dia, durante o período de inscrição, o SISU calcula a nota de corte – a menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso – com base no número de vagas disponíveis e total de inscritos no referido curso, por modalidade de concorrência. Não se trata de uma garantia de que o estudante será selecionado, mas sim, serve de referência, uma vez que até o final do período de inscrição (10/06), o candidato ainda pode mudar a sua opção ou opções de curso.

Ainda de acordo com o MEC, há instituições que adotam pesos diferentes para as provas do ENEM 2014. Nesses casos, a nota será calculada automaticamente e informada, pelo Sistema, ao candidato que se inscrever em um dos cursos.

No dia 15 de junho, em única chamada, será divulgado o resultado. A matrícula deve ser feita na instituição de ensino nos dias 19, 22 e 23 de junho.

Aqueles que não conseguirem uma vaga na chamada regular podem participar da lista de espera, se inscrevendo para tal na página do SISU na internet, do dia 15 a 26 de junho.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook