Primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2015 é liberado

Nesta segunda-feira, dia 15 de junho, a Receita Federal liberará na rede bancária, os valores do primeiro lote de restituições do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015. São 1.495.850 contribuintes que terão direito à restituição neste lote, cuja correção monetária será de 1,9% e o valor total restituído superior a R$ 2,3 bilhões.

De acordo com a Receita Federal, os contribuintes idosos, com doenças graves ou deficiência física, que não cometeram erros ou omissões no envio dos dados, são a maioria no lote.

Restituições dos exercícios de 2008 a 2014 que foram retirados da malha fina também serão liberadas, elevando o valor total de liberações a R$ 2,4 bilhões.

Informações sobre esse primeiro lote podem ser obtidos na página da Receita na internet (disponível, clicando aqui) ou por meio do Receitafone 146. Além disso, também é possível consultar o lote por meio de aplicativo para tablets e smartphones com sistemas Android e iOS.

Por um ano, a restituição ficará disponível para resgate. Se o contribuinte não o fizer nesse período, deverá requerê-lo por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição ou, então, diretamente no e-CAC, no serviço de Extrato do Processamento da DIRPF, na página da Receita Federal na Internet.

No caso do valor constar nesse primeiro lote e não ser creditado, o contribuinte deverá procurar, pessoalmente, uma agência do BB (Banco do Brasil) ou, então, ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva) a fim de que seja agendado o crédito em conta corrente ou poupança no nome do contribuinte e em qualquer banco.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook