Equipamento de última geração passa a monitorar a maré na Baía da Babitonga

FOTO: Divulgação / Epagri-Ciram.
FOTO: Divulgação / Epagri-Ciram.

Desde o último dia 11 de junho, está em operação, um sensor de nível do tipo radar, de alta resolução, capaz de registrar os movimentos da maré na Baía da Babitonga – que dá acesso aos portos de São Francisco do Sul e de Itapoá – com maior precisão. Tais informações são importantes para diversas atividades desenvolvidas na região, tais como navegação, pesca, aquicultura e turismo.

Tal marégrafo faz parte do projeto de Monitoramento Costeiro, liderado pelo Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Epagri), que completou um ano de atividade. O objetivo é monitorar varáveis oceanográficas e meteorológicas ao longo da costa catarinense. Quatro desses equipamentos já foram instalados, sendo eles em Itapoá, São Francisco do Sul, Florianópolis e Laguna. Além disso, duas estações meteorológicas também fazer parte do projeto, as quais foram instaladas em balneário Barra do Sul e Jaguaruna.

Está prevista, ainda para este ano de 2015, a instalação de outros quatro marégrafos e mais duas novas estações meteorológicas, de forma a fornecer dados sobre toda a costa catarinense.

De acordo com a Epagri, um dos pontos altos do projeto é a visualização dos dados on-line (disponível, clicando aqui ou na imagem abaixo), aberta a todos os interessados, sejam administradores dos portos, práticos, pescadores, turistas ou cidadãos em geral.

A instalação desse novo equipamento na Baía da Babitonga atende a um contrato firmado entre a Epagri/Ciram e o Porto de São Francisco do Sul, o qual prevê o monitoramento das condições do mar na região, de forma a apoiar as operações portuárias.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook