Chuva e temperatura serão acima da média em SC nesta Primavera

Praia de Itapema do Norte (21/08/15).
Praia de Itapema do Norte (21/08/15).

A primavera 2015, que terá início no próximo dia 23 de setembro e irá até o dia 22 de dezembro, deve apresentar chuva mal distribuída e acima da média em todo o estado de Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) ainda há a previsão de chuva intensa em períodos curtos de tempo. Todavia, no início de setembro, ainda existe a chance de períodos maiores de seca.

“Estudos científicos apontam para aumento da chuva e tempestades severas no Sul do Brasil em anos de El Niño. No entanto, é importante lembrar que o El Niño norteia a previsão, mas o acompanhamento diário é determinante para prever eventos extremos”, explica o Governo do Estado em nota, referindo-se ao que esperar da primavera em Santa Catarina.

A estação das flores começa às 05h21min do dia 23 de setembro. Ela contempla o período de transição entre o inverno e o verão, quando inicia as chuvas de primavera que possuem totais mensais mais elevados. Em muitos dos municípios catarinenses, a maior parte das chuvas ocorre em outubro, quando os acumulados chegam de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste; e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva costuma diminuir, com valores de 130 a 180 mm na média de todo o Estado.

As conhecidas pancadas de chuva de verão têm início na segunda quinzena de novembro.

O último trimestre do ano, de outubro a dezembro, é marcado pela atuação dos ciclones extratropicais que oferecem perigo às embarcações no litoral, quando os ventos fortes e o mar agitado resultam em ressaca, muitas vezes.

A primavera deve, ainda, ter uma temperatura mais elevada do que a média climatológica de Santa Catarina. “Mesmo assim, ainda podem ocorrer alguns episódios de frio, com curta duração, sobretudo na primeira quinzena de setembro, com formação de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. A partir de outubro, haverá períodos mais aquecidos”, explica a Epagri / Ciram.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook