Site Tribuna de Itapoá: jornalismo isento, mas de opinião

Foto perfil Thiagao Coluna - principalPrezados leitores do site jornalístico Tribuna de Itapoá: peço a licença de vocês para me apresentar como o mais novo colunista deste canal de comunicação.

Já há algum tempo, pessoas que acompanham o meu trabalho jornalístico vêm sugerindo a criação deste espaço e, hoje, sinto-me um pouco mais à vontade para expor minha opinião sobre diversos assuntos relacionados à nossa cidade e região. Afinal, são mais de sete anos atuando como jornalista em diversos projetos de comunicação locais – sites, jornais impressos e assessorias de imprensa. Nesse período, trabalhei no acompanhamento e divulgação das principais notícias. Fiz isso, sempre, baseado no jornalismo interpretativo, expondo os fatos noticiosos para que cada um de vocês, leitores, tirasse suas próprias conclusões.

Sempre acreditei que deveria criar um espaço próprio para expor minha opinião de forma independente, ainda que dentro do veículo de comunicação em que atuo. Para mim, é extremamente importante que vocês tenham a clareza sobre quando o texto é uma notícia e quando estou expondo o que penso acerca de determinados fatos do cotidiano local.

Quero esclarecer que o site jornalístico Tribuna de Itapoá continuará desempenhando o trabalho que vocês já conhecem, com nossas matérias interpretativas. É apenas neste espaço que publicaremos aos domingos, com a devida identificação, que estará minha coluna opinativa. O título dessa primeira resume bem o que queremos oferecer: um “jornalismo isento, mas de opinião”.

Quando expomos opiniões, corremos o risco de agradar ou não. O importante é que, sempre, mantenhamos o respeito em primeiro lugar. Podem ter certeza que isso nunca faltará da minha parte. Não sou e não serei o dono da verdade. Por isso, deixarei aberto a vocês, todos os espaços de interatividade possíveis (comentários direto no site, fanpage do Tribuna de Itapoá, minha própria conta particular no Facebook, meu e-mail ou qualquer outra forma pela qual consigam se comunicar comigo). A intenção é que possamos trocar informações sobre os mais diversos assuntos relacionados a Itapoá, com um único requisito: o respeito ao próximo e às leis vigentes. Toda sugestão será bem vinda.

Em breve, outros colunistas estarão publicando seus textos aqui no site jornalístico Tribuna de Itapoá. Eles abordarão os mais diferentes segmentos, sempre buscando relacionar os assuntos tratados com Itapoá e região.

Espero que curtam esse novo espaço tanto quanto eu estou curtindo a ideia de fazê-lo.

Esporte itapoaense em alta

FOTO: SMEI-RN / Divulgação.
FOTO: SMEI-RN / Divulgação.

Em pleno 2016, ano de Olimpíadas no Brasil, o esporte itapoaense tem se destacado nas competições das quais participa. No último final de semana (13 e 14/02), atletas de Itapoá conquistaram três medalhas na 3ª Copa Cidade Rio Negro de Vôlei de Praia, no Paraná. Destaque para as nossas duplas femininas, que fizeram “dobradinha” (ouro e prata) ao realizarem uma final 100% nossa. Os meninos também mandaram bem, trazendo para cá o bronze. Parabéns Fabíola Tanaka/Jhennifer Böge (campeãs, na foto acima), Nanny Tiburski Lopes/Ariane Lima (vice-campeãs) e Erikson/John (terceiros colocados). Em meados de janeiro, já havíamos comemorado o título do surfista local Ryan Cordeiro, que foi campeão catarinense de surf 2015 na categoria iniciante (sub-14). O encerramento do circuito 2015 ocorreu apenas neste ano de 2016, devido à falta de ondas nas etapas finais que seriam realizadas no ano passado. A todos os atletas de Itapoá, nossos parabéns! Que continuem obtendo excelentes resultados e orgulhando nossa gente.

Saúde em alerta

FOTO: Arquivo / Agência Brasil.
FOTO: Arquivo / Agência Brasil.

Passado o carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o primeiro boletim oficial sobre os casos de dengue, zika vírus e chikungunya no Município. Os números são preocupantes se comparados com anos anteriores, mas não destoam dos apresentados em todo o País, em virtude da epidemia dessas doenças que assola o Brasil. Em nossa opinião, a divulgação desses números poderia ter ocorrido antes do carnaval. Ainda que houvesse algum impacto no turismo, o efeito de conscientização tenderia a ser maior, já que havia um número muito maior de pessoas na Cidade, muito mais casas ocupadas. Agora, com as casas fechadas, supomos que o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, seja mais dificultado. Cabe, na verdade, cada um fazer a sua parte, e o Poder Público, a dele.

Ônibus universitário

FOTO: Thiago Gusso / Tribuna de Itapoá.
FOTO: Thiago Gusso / Tribuna de Itapoá.

A situação do transporte universitário oferecido pelo Município tem se tornado uma verdadeira novela. Quem não está gostando nada disso são estudantes que, a cada ano, ficam sem saber se contarão ou não com o serviço, para muitos, essencial à continuidade de seus estudos em Joinville ou Guaratuba (PR). Ao que parece, pelo menos momentaneamente, o problema foi amenizado com a oferta de mais carros do que aqueles que haviam sido ofertados no primeiro momento. Em ano eleitoral, a questão está sendo usada politicamente pelos dois lados: situação e oposição. É preciso analisar bem cada discurso e fazer uma interpretação profunda do que está ocorrendo. Em outubro, temos a eleição e, até lá, muita coisa vai rolar em relação à política itapoaense. Aguardemos os próximos capítulos.

1ª Runfolia de Itapoá

1a Runfolia da Acori - atualizado

Vem aí mais um evento esportivo que promete movimentar a Cidade. A Acori (Associação de Corredores de Itapoá) promoverá no próximo dia 06 de março, a 1ª Runfolia. Uma corrida de rua, que será realizada nas modalidades de 5 e 10 km. Fique atento, pois as inscrições serão recebidas somente até a próxima quinta-feira (25/02). Mesmo quem não queira correr, mas deseje caminhar ou, simplesmente, contribuir com o evento, poderá se inscrever ao custo de R$ 50 + taxas, que dão direito ao kit da corrida, contendo uma bela camiseta do evento, como recordação. No que depender da organização e programação, a 1ª Runfolia de Itapoá, certamente, será um sucesso.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook