Prefeitura de Itapoá emite comunicado de alerta em relação ao Aedes aegypti

sinal-de-alerta-farisaismo-1-aguas-do-marDesta segunda-feira, dia 02, até a próxima quinta-feira, dia 05 de maio, as agentes comunitárias de Itapoá e do Estado de Santa Catarina realizarão uma varredura nos imóveis da região Centro Leste do bairro Itapema do Norte. A intenção é eliminar possíveis criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Itapoá por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Itapoá. Ela se dá devido ao grande número de focos do mosquito que foram encontrados na região, que haviam chegado a 24, segundo o último boletim atualizado divulgado pela Prefeitura Municipal no último dia 20 de abril.  Por tudo isso, o Município já decretou situação excepcional de emergência na saúde pública de Itapoá.

Confira, abaixo, o Comunicado de Alerta emitido pela Prefeitura, na íntegra, e o mapa do local onde essa varredura está sendo realizada:

COMUNICADO – ALERTA

Recentemente, o município de Itapoá, mais especificamente a localidade de Itapema do Norte, foi considerado área de risco de infestação do mosquito da dengue. Ou seja, o tão conhecido Aedes aegypti está se instalando na Cidade. Como medida cautelar, o Município decretou situação excepcional de emergência na saúde pública de Itapoá, através do decreto municipal nº 2.759/2016, bem como adotou medidas de combate à ameaça.

Além de ações regulares da Secretaria de Saúde, o Município de Itapoá, com a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde, realizará uma força tarefa a partir do dia 02 de maio, na qual agentes municipais e do Estado, com o apoio dos bombeiros militares e da Polícia Militar, realizarão uma varredura em todos os imóveis localizados na região centro leste do bairro Itapema do Norte (confira no mapa – imagem abaixo) com o objetivo de eliminar possíveis criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti.

A força tarefa iniciará no dia 02/05 com término estimado para o dia 13/05, nos horários das 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min.

Neste momento tão delicado e importante, solicitamos aos moradores de todas as localidades que promovam e divulguem algumas atitudes de combate ao mosquito em toda a cidade, sendo:

  1. limpar as caixas d’água e as cisternas, inclusive os ladrões e, principalmente, tampá-las corretamente (tampa correta e/ou tela);
  2. limpar e nivelar as calhas para que não acumulem água;
  3. tampar os ralos com tela (telas simples mosquiteiras compradas em materiais de construção ou agropecuárias);
  4. manter os tampos dos vasos sanitários sempre abaixados, principalmente naqueles que não são utilizados com frequência;
  5. desmontar e guardar as piscinas montáveis;
  6. as piscinas fixas devem ser limpas e tratadas semanalmente além de tampadas com tampos adequados ou outras formas de vedações;
  7. no quintal, retire objetos que possam acumular água de chuva como, por exemplo: pratos de plantas, vasos, baldes, brinquedos de praia, garrafas, potes de animais, lixeira, latas, entre outros.

Agradecemos sua Colaboração e Compromisso.
Mais Informações pelo telefone (47) 3443-8800.

Secretaria Municipal de Saúde de Itapoá Vigilância Epidemiológica
Sala Municipal de Coordenação e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.

Mapa ação força terefa

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook