“FELIZ ANO NOVO LETIVO – Aprender a aprender ensinar para a vida”, por Fátima Rigoni
Que saudades do pessoal! Quando começa um ano letivo, a família e a escola se preparam, planejamentos são feitos, reuniões pedagógicas acontecem, o cafezinho é oferecido e o reencontro com os colegas coloca as conversas em dia. Isso, sabemos que acontecerá, mas o que não sabemos, é qual será a realidade que vamos encontrar nas novas turmas. O recomeço provoca um friozinho na barriga que nos adverte: podemos até conhecer os alunos e as alunas das novas turmas, porém o tempo passou e eles já se modificaram. Nós nos modificamos e a educação está em constante movimento. A família também tem novas expectativas.
Como já citei em outro momento, não nascemos prontos. Portanto, podemos afirmar que somos incompletos e, como professores, necessitamos de formação permanente – um compromisso consigo mesmo, com sua profissão e com o direito de aprender do outro. A família também precisa conhecer a escola e os objetivos do novo ano. Os professores exercem papel fundamental no processo de aprendizagem e na humanização de nossos alunos. As práticas educativas são ferramentas para mediar conhecimentos que possibilitem aos alunos viverem melhor com suas famílias, com seus amigos, com a sociedade em que estão inseridos, utilizando como pretexto, a própria sociedade, a partir do próprio quintal dos alunos. É hora de motivar a comunidade escolar através do ambiente e da valorização dos profissionais. É hora de refletir sobre:
– A importância dos professores na vida dos alunos e da sociedade;
– A escola é um espaço de aprendizagem que representa uma época e um contexto social e cultural, e a família e a comunidade escolar fazem parte desse contexto;
– A educação que acontece na vida e para a vida, isto é, “a educação é a própria vida” (John Dewey);
– Os principais desafios da escola e o direito à aprendizagem: A importância da presença da família;
– Os alunos e a aceleração da tecnologia e do pensamento; O compromisso com a humanização do aluno e da aluna;
– O aprender a aprender ensinar a construir conhecimentos com o que há de mais significativo para os alunos – a própria vida;
– O compromisso político com o processo de ensino e de aprendizagem;
– Novos temas que a sociedade apresenta e que são necessários para o conhecimento, por exemplo, o feminicídio.
A consciência ética dos gestores, da equipe pedagógica, dos professores e também da família deve ter relação direta com a busca da qualidade da educação e com o direito de aprender das alunas e dos alunos. A inquietação e a motivação incessante de todos os envolvidos fazem com que busquem encontrar a excelência e a qualidade educacional.
Esperamos, assim, que o novo ano letivo venha contribuir com a construção de uma sociedade mais coerente com nossos dias e que possamos refletir sobre a importância de aprender a aprender a ensinar.
FELIZ ANO LETIVO!
Autores referenciados
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva.
CALDERA, Alejandro Serrano. Ética e mundializacion.
CORTELLA, Mario Sergio. Não nascemos prontos.
FREIRE, P. Política e educação.
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