MOMENTO ACORI: Exercícios de alongamento

flavio-martelozo-principal-300x300Se você está ou já esteve em um programa de exercícios físicos orientados, em qualquer grupo de exercícios ou academias, já ouviu falar: “vamos começar os exercícios de alongamento”.

Creio que, em academias, quando o indivíduo é orientado a fazer esses exercícios no final de sua série, ele dá um jeito de burlar a segurança e fugir dos tais exercícios que parecem chatos e sem propósito.

Mas o que são alongamentos? Para que preciso deles?

Alongamento, na verdade, é um termo utilizado de forma equivocada para definir a flexibilidade. Flexibilidade é a capacidade de um grupo muscular movimentar uma ou mais articulações (juntas) do corpo em sua capacidade máxima, portanto, muitas vezes dizer: “estou com falta de alongamento”; é se referir a uma dificuldade de movimentar livremente uma ou mais articulação do corpo, porém o termo “alongamento” ficou popularizado e é comum entre os praticantes de exercício físico.

A falta de alongamento, ou de flexibilidade, pode gerar uma série de problemas entre as pessoas, independente de serem atletas profissionais ou amadores. Entre os problemas mais comuns, pode-se dizer que a falta de flexibilidade limita o movimento das articulações, altera a postura, exige maior esforço para qualquer movimento a ser feito, e, o pior, aumenta muito o risco de lesões musculares.

Segundo estatísticas da OMS (Organização Mundial de Saúde), 80% da população mundial já teve, pelo menos, um episódio de dor nas costas e que, na maioria dos casos, poderia ser prevenido com uma rotina de exercícios de alongamento. Em outro estudo, o Colégio Americano de Medicina Desportiva constatou que a falta de flexibilidade (alongamento) pode aumentar em até 20% o risco de lesões musculares em praticantes de exercícios físicos.

E quais são os benefícios dos exercícios de alongamentos? Bem, como foi visto nas duas divulgações de órgãos importantes, se a falta de alongamento produz esse estrago todo, uma rotina de exercícios de alongamentos incorporada no dia a dia reduz os riscos de lesões musculares e ajudam a prevenir dores nas costas. Mas não para por aí: esses exercícios também ajudam a melhorar a circulação sanguínea, melhoram a capacidade de movimento das articulações, diminuem a tensão muscular e ajudam, inclusive, a melhorar a qualidade do sono.

Mas esperem! Não vão sair por aí se “esticando” de qualquer maneira. Os alongamentos, ou exercícios de flexibilidade, exigem orientação de um profissional qualificado, pois, da mesma forma que qualquer outro exercício, se for feito de maneira incorreta podem levar a lesões como estiramentos e, até mesmo, a ruptura das fibras musculares.

Além disso, estudos atuais mostram que esses exercícios têm formas e ocasiões diferentes de serem feitos, o que os torna ainda mais complexos do que se pensa.

Sendo assim, eu pergunto: “vamos dar uma esticadinha?”

*Nota: em nome de todos os associados da ACORI, eu gostaria de relatar o nosso profundo pesar pela tragédia que ocorreu à Associação Chapecoense de Futebol e por todas as vidas perdidas nesse terrível acidente. Que Deus conforte o coração de todos aqueles que perderam seus entes queridos.

Avatar

Flavio Martelozo

Flávio Rosa Martelozo, fisioterapeuta formado pela PUC-PR (2000), especialista em Fisiologia do Exercício pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão (2002), Curso de Extensão Universitária Em Fisioterapia Traumatológica e Ortopédica pela Faculdade Evangélica do Paraná (2004), Especialista em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Terapias em Ensino (2012). Atualmente, trabalha como profissional autônomo em consultório próprio, e em parceria com empresas de Florioanópolis em Cursos, Assessorias e Perícias em Fisioterapia. Ele escreve o Momento Acori, coluna com dicas da Associação dos Corredores de Itapoá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook