MOMENTO ACORI: batalhas, vitórias e muita corrida

flavio-martelozo-principal-300x300Sendo esta, a última Coluna ACORI deste ano de 2016, eu gostaria de, em nome de todos da ACORI, escrever um texto reflexivo, sem dicas de corrida ou esportes, mas com certeza como dica para nossa saúde, mental e espiritual.

Gostaria de começar com uma pequena anedota.

“Certa manhã, um pastor entrou em uma loja de um irmão conhecido de sua igreja e perguntou:

– Bom dia irmão, como você está hoje?

O lojista, irritado e com tom de voz ríspido, respondeu:

– Péssimo, pastor. Veja só o senhor: hoje de manhã, quando me levantei, pedi a Deus em minhas orações, um dia vitorioso. Não estamos nem na metade do dia e a quantidade de problemas que tive para resolver já foi imensa. Não foi esse o dia que pedi em minha oração!

O pastor, com tom de voz calmo, respondeu:

– Irmão, se pediu um dia de vitórias, creio que Deus está atendendo ao seu pedido. Talvez, o senhor, meu irmão, não entendeu ainda que não há vitórias sem lutas, sem batalhas. Portanto, saiba que sua vitória virá, mas primeiro terá que lutar por ela.

E o pastor ainda acrescentou:

-Se o senhor queria um dia abençoado, de paz e sossego, fez o seu pedido de forma errada.”

Olhando para trás, ao longo de 2016, constatamos que este ano, sem a menor dúvida, foi um ano de muitas batalhas.

Muitos lutaram para resolver problemas pessoais, outros para conseguir ou manter seu trabalho, muitos lutaram e talvez ainda lutam pela sua vida frente a uma doença, outros envolvidos com a crise política, lutaram por um país mais justo, muitos lutaram para vencer o sedentarismo e aderir um estilo de vida mais saudável, muitas vezes motivados por um problema de saúde. Não importa a razão, creio que todos tiveram um motivo para lutar.

E as vitórias? Também tenho certeza que nem todas as batalhas travadas terminaram em vitórias, mas com certeza terminaram com uma lição implícita em todas as batalhas, a persistência. Pois se você ainda não conseguiu sua vitória, deve continuar lutando.

Não estou dizendo, aqui, que ninguém merece um dia de paz e sossego, muito pelo contrário, eles são necessários para que possamos nos recuperar, tomar fôlego e seguir adiante, porém a história escrita acima serve apenas para lembrar que tudo nesta vida requer uma dose de força, foco, disciplina, persistência, paciência e fé, requisitos básicos para uma boa batalha.

O ano de 2016 está quase no fim, e o que queremos para 2017? Focando agora no cotidiano das corridas, muitas pessoas estão bem a frente, treinando constantemente, participando de provas e buscando cada vez mais melhorar. E aqueles que ainda não começaram?

Este começo é uma luta. Quebrar a inércia do comodismo, deixar de lado todas as desculpas que impedem o começo de um novo estilo de vida, mais saudável, não é fácil, mas com força, foco, disciplina, persistência, paciência e fé, é possível.

Portanto, se você procura uma nova perspectiva para 2017, seja ela qual for, vai pedir em suas orações dias de sossego ou irá buscar na sua fé seus dias de vitória?

Pensem…

Em nome de toda a ACORI (Associação de Corredores de Itapoá), eu desejo a todos um Feliz Natal e um 2017 repleto de força, disciplina, persistência, paciência e, acima de tudo isso, muita fé. Que no final de 2017 possamos olhar para trás e dizer: “Foi um ano de muita luta, porém, repleto conquistas.

E claro! Pelo menos 2017 km de corrida! Batalhemos, conquistemos e corramos muito no próximo ano!

Avatar

Flavio Martelozo

Flávio Rosa Martelozo, fisioterapeuta formado pela PUC-PR (2000), especialista em Fisiologia do Exercício pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão (2002), Curso de Extensão Universitária Em Fisioterapia Traumatológica e Ortopédica pela Faculdade Evangélica do Paraná (2004), Especialista em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Terapias em Ensino (2012). Atualmente, trabalha como profissional autônomo em consultório próprio, e em parceria com empresas de Florioanópolis em Cursos, Assessorias e Perícias em Fisioterapia. Ele escreve o Momento Acori, coluna com dicas da Associação dos Corredores de Itapoá.

Um comentário em “MOMENTO ACORI: batalhas, vitórias e muita corrida

  • Avatar
    24 de dezembro de 2016 em 13:31
    Permalink

    Bastante inspirador e nos levando a refletir. Saibamos pedir e valorizar o que nos é dado. Parabéns, Doutor Flávio.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook