Ano Novo, Vida Nova, por Thiago Gusso

Foto perfil Thiagao Coluna - principalE lá se foram mais 366 dias (considerando que tivemos um ano bissexto). Dando uma olhada nas matérias que a Tribuna de Itapoá publicou nesse ano que se encerra, reparamos que não foi somente no número de dias que 2016 foi acima do normal. Muitos acontecimentos, bons ou ruins, fizeram parte desse período e, certamente, trata-se de mais um ano que ficou para a história, marcando a vida de muitas pessoas.

Shoppings de Verão e comércio temporário

Logo nos primeiros dias do ano de 2016, o Prefeito de Itapoá Sérgio Aguiar sancionou uma lei de iniciativa popular que estabeleceu normas para o comércio temporário, inviabilizando o funcionamento de muitos estabelecimentos no formato que tinham até então. Assunto bastante polêmico. Muitos comerciantes e cidadãos alegaram a concorrência desleal, justificando a necessidade da existência da Lei para corrigir o problema. Outra parte, porém, alegou falta de opções no comércio da Cidade e preços praticados na temporada de verão muito acima do normal nos comércios locais, defendendo a não aprovação da nova regulamentação. Esperava-se que, com a lei sancionada, muitos desses comércios temporários, em virtude das diversas restrições, deixassem de se instalar na Cidade, mas ao contrário disso, o que vemos é que a maioria está funcionando normalmente e a quantidade deles até aumentou, aparentemente, com novos estabelecimentos do tipo se instalando. Sem fazer juízo de valor, parece se tratar de mais um “lei que não pegou”.

Mudanças na política

Desde o início de 2016, vivenciamos os bastidores da corrida eleitoral local. De saldo final, em outubro, a eleição dos representantes da oposição Marlon Neuber (prefeito) e Carlos Henrique (vice). Iniciamos 2017 com os dois no comando da Prefeitura de Itapoá. Dentre os nove vereadores eleitos, três são reeleitos (Jefinho, Thomaz e Geraldo), dois voltam a legislar após uma gestão fora do cargo (Caldeira e Barracão) e quatro assumem cadeiras no Legislativo pela primeira vez (Ezequiel, Stoklosa, Jonecir e Janayna). Resta-nos, agora, torcer por uma gestão (que vai até 2020) mais eficiente dos dois poderes, a começar por 2017.

Batalha entre servidores e Prefeitura

Foi um ano de clima tenso na relação entre os servidores municipais e a Prefeitura de Itapoá, com tentativas frustradas de negociações, cortes de benefícios, paralisações e até greve. Terminando o ano e a gestão, o problema parece ter ficado muito longe de ser resolvido, com o Sinsej (Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville e Região) acusando o prefeito de não cumprir acordos como o gatilho salarial, a implantação de sistema de eleições para os diretores das escolas, o retorno do abono de insalubridade que foi retirado de diversos servidores e o não pagamento de abono natalino nesse ano de 2016. Tentamos contato com a Prefeitura para falar sobre o tema, mas não tivemos resposta até o fechamento da edição.

Aos 45 do segundo tempo

Com um recesso da Prefeitura de Itapoá anunciado para ocorrer a partir do dia 26 de dezembro, o último dia 23 de 2016 foi de encerramento das atividades da equipe do, então, prefeito Sérgio Aguiar. Sem divulgação prévia junto aos órgãos de imprensa e, consequentemente, à comunidade em geral, foi o dia da despedida, o escolhido para as entregas de duas obras e, coincidentemente, para a sua participação em outro ato simbólico de inauguração. Sérgio Aguiar participou da entrega da obra da Unidade de Saúde do Paese (sobre a qual não foi divulgada nenhuma previsão para o início do funcionamento); da entrega da reforma da sede do SAMU; e do ato simbólico de inauguração da nova ETA (Estação de Tratamento de Água).

Encerrado mais um ciclo, esperamos que venham, a partir deste 2017, as tantas conquistas e realizações que a população de Itapoá precisa e exige há anos, para além de inaugurações de última hora.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook