Eleitos tomam posse e novo presidente da Câmara de Itapoá é definido

Na manhã deste domingo de Ano Novo, dia 1º de janeiro, foram realizados três eventos referentes à posse do prefeito, vice e vereadores de Itapoá para a gestão que vai deste ano de 2017 até o final de 2020. Na Igreja Matriz da Cidade, ocorreu um culto ecumênico conduzido pelo padre Nicanor Alves de Lima Matos (da Igreja Católica) e pastor Gilmar Nascimento (da Igreja Evangélica Assembleia de Deus); na sede da Câmara de Vereadores do Município, a cerimônia cívica; e na sede da Prefeitura de Itapoá, a entrega das chaves do Poder Executivo. Muitas pessoas prestigiaram as três ocasiões.

Na Câmara lotada e com a presença de diversas autoridades, José Maria Caldeira (PMDB), que volta a assumir cadeira na Casa Legislativa, após ficar uma gestão como vereador suplente e secretário municipal na pasta de Esporte, presidiu o ato de posse e a eleição da nova mesa diretora do Poder Legislativo Municipal. Janayna Gomes Silvino (PR) foi quem secretariou os trabalhos. Ela também, em nome de todas as mulheres itapoaenses, recebeu uma homenagem por ser a única eleita nesta gestão.

novos-prefeito-vice-e-vereadores-de-itapoa-tomam-posse-50Após os juramentos dos nove vereadores eleitos, eles tomaram posse e houve uma pausa para a inscrição das chapas concorrentes à mesa diretora da Câmara Municipal para os anos 2017 e 2018. Uma única chapa foi inscrita e proclamada eleita por unanimidade. O novo presidente do Poder Legislativo de Itapoá passa a ser Jonecir Soares (PR), com a vice-presidência de José Antonio Stoklosa (PSD), tendo como primeiro secretário José Maria Caldeira (PMDB) e segundo secretário Thomas Sohn (PSD). A partir de então, a sessão passou a ser presidida pelo vereador Jonecir, novo presidente da Casa de Leis, que recebeu as chaves das mãos do presidente da gestão anterior da Câmara (2015/2016), Daniel Silvano Weber (PMDB), que não alcançou a reeleição como vereador. O ex-presidente afirmou que respeita a vontade popular e deixa o cargo de cabeça erguida.

novos-prefeito-vice-e-vereadores-de-itapoa-tomam-posse-60Já como novo chefe do Poder Legislativo Municipal, Jonecir investiu Marlon Neuber (PR) no cargo de prefeito de Itapoá para a gestão 2017/2020. O novo prefeito fez o juramento e tomou posse, sendo sua esposa, Micherli Lenzi Neuber, a nova primeira dama municipal de Itapoá, homenageada. Carlos Henrique Nóbrega (PSD), da mesma forma, fez juramento e foi empossado como vice-prefeito em seguida. A esposa dele, Andrea Choma, também recebeu homenagens.

FOTO: Miguel Minotto / blog Itapoá por Dentro.
FOTO: Miguel Minotto.

Em suas considerações finais, o vereador Ezequiel Andrad’s fez seus agradecimentos e parabenizou o prefeito Marlon e demais eleitos. “Desejo a todos, um 2017 cheio de realizações e conquistas. Obrigado a todos”, concluiu.

novos-prefeito-vice-e-vereadores-de-itapoa-tomam-posse-74Geraldo Weber (PSDB), reeleito, agradeceu a todos que estiveram com ele nos seus primeiros quatro anos como vereador (2013/2016), auxiliando-o na difícil tarefa de legislar. Também comentou sobre a representatividade do cargo. “Representar os cidadãos é estar perto das pessoas”, disse.

novos-prefeito-vice-e-vereadores-de-itapoa-tomam-posse-75Janayna comentou que sua palavra de ordem nesta gestão será “compromisso”. Ela disse esperar uma convivência harmoniosa com os demais eleitos e que luta por um futuro próspero para Itapoá.

novos-prefeito-vice-e-vereadores-de-itapoa-tomam-posse-76Jefferson Rubens Garcia (PMDB) lembrou que iniciará o seu terceiro mandato consecutivo, com aumento de votos em todas as eleições. Garantiu que continuará seu bom trabalho na vida pública, citando que foi secretário municipal de Obras na gestão anterior por dois anos. Jefinho, como é conhecido, diz ter orgulho de ser político, apesar do conturbado momento vivido na política nacional, pois se considera uma pessoa de bem. “Muito obrigado, Itapoá”, concluiu.

novos-prefeito-vice-e-vereadores-de-itapoa-tomam-posse-77José Antonio Stoklosa disse que esse dia 1º de janeiro é muito especial para ele, pois começa uma nova etapa de vida. O sargento da Polícia Militar e, agora, vereador fez vários agradecimentos e exaltou a população. “Vivemos uma democracia e, portanto, quem manda é o povo”, comentou, antes de fazer seus votos de feliz 2017 a todos os presentes.

novos-prefeito-vice-e-vereadores-de-itapoa-tomam-posse-78José Maria Caldeira anunciou que pretende trabalhar junto à comunidade, tal como na outra legislatura da qual fez parte (2009/2012). Ele pediu apoio da população aos novos políticos eleitos, lembrando que Itapoá é uma cidade nova e, por isso, ainda tem muito a se desenvolver. Para isso, o apoio da comunidade ao trabalho da Câmara é imprescindível. Ele encerrou suas considerações finais pedindo ao novo prefeito municipal para que cuide das pessoas em primeiro lugar.

novos-prefeito-vice-e-vereadores-de-itapoa-tomam-posse-79Joarez Antonio Santin (PMDB), adiantou que, como vereador de oposição, será fiscalizador do Prefeito. Barracão, como é conhecido, teceu críticas ao planejamento e à segurança púbica do Município, lembrando que Itapoá é, hoje, uma das cidades mais violentas de Santa Catarina. O vereador, que inicia seu terceiro mandato, diz estar feliz por voltar à Casa. Barracão também criticou as gestões da Câmara de Vereadores de Itapoá dos últimos anos, citando o alto gasto com diárias, verba que, nas palavras dele, poderiam ajudar a custear importantes projetos de Itapoá. Fez o mea-culpa, lembrando de seus outros mandatos, mas disse que pretende fazer deste que se inicia, o melhor de todos. “Não voltei para a política para ganhar dinheiro, mas porque quero fazer uma Itapoá melhor”, concluiu.

novos-prefeito-vice-e-vereadores-de-itapoa-tomam-posse-80Thomaz Sohn (PSD) cumprimentou a todos e fez seus agradecimentos. Ele reforçou a fala de Barracão, comentando sobre a responsabilidade do cargo e a importância de não errar. Ao final, desejou uma excelente gestão ao prefeito Marlon e um feliz ano novo a todos.

Encerradas as considerações finais dos oito vereadores (exceto o presidente da Casa), foi a vez do vice-prefeito fazer as suas. Carlos Henrique iniciou dizendo que o jogo político acontece e é bom que exista para auxiliar a Prefeitura na condução mais adequada dos trabalhos. Ele falou que espera, até mesmo dos vereadores da situação, essa postura de alerta quando algo estiver errado. “Quem elege os políticos é o povo. O poder é de vocês. Nós representamos vocês”, disse se dirigindo ao público presente. Carlos Henrique pediu a participação da comunidade nesta gestão municipal que se inicia. Após diversos agradecimentos, o vice-prefeito comentou sua aliança com o prefeito Marlon e o objetivo dos dois. “Nossa maior felicidade será daqui a quatro anos, quando entregarmos o próximo mandato, dizer que conseguimos fazer o que tínhamos proposto. Itapoá melhor do que era”, concluiu, referindo-se ao início da gestão.

novos-prefeito-vice-e-vereadores-de-itapoa-tomam-posse-54O prefeito Marlon Neuber também fez suas considerações finais. Nelas, ele proferiu sua fé cristã e disse que não fará politicagem. Marlon ainda falou da importância da família, tecendo homenagens a seu pai, esposa do pai, pais do vice Carlos Henrique e esposas de ambos os eleitos, prefeito e vice. Disse que ninguém chega a lugar nenhum sozinho. “Precisamos, inclusive, dos nossos adversários políticos”, comentou. Ainda nessa linha de frisar a importância do trabalho em cooperação, comentou que a gestão será compartilhada entre Carlos Henrique e ele. Em seguida, Marlon se dirigiu aos vereadores, dizendo reconhecer a importância de cada um deles e também comentando a necessidade de independência entre os poderes. Convidou todos a se unirem pela Cidade, porque, nas palavras do novo prefeito, “Itapoá tem pressa”. Neuber resumiu alguns problemas que enfrentará na administração do Município e adiantou o possível desmembramento de uma pasta do Poder Executivo Municipal. Segundo ele, há uma dificuldade em se trabalhar Meio Ambiente na mesma secretaria de Turismo e Cultura, como ocorre atualmente em Itapoá. Marlon disse que pretende enviar um projeto de lei para separar tais pastas, sem dar mais detalhes de como seria feito esse desmembramento – se criaria duas novas pastas ou uma única envolvendo Cultura e Turismo. No encerramento de suas palavras, o prefeito lembrou que sua meta é cumprir o plano de governo que foi apresentado e construído pela própria comunidade itapoaense. “Que Deus abençoe o povo trabalhador desta terra. Que Deus abençoe Itapoá”, concluiu.

novos-prefeito-vice-e-vereadores-de-itapoa-tomam-posse-48O último a se pronunciar foi o novo presidente da Câmara, vereador Jonecir, que fez vários agradecimentos e comentou que desenvolveu toda a sua vida escolar em Itapoá. Respondendo ao comentário de Barracão, disse que o vereador de oposição poderá contar com ele no combate às negociatas. “Nunca me imaginei, há quatro anos, neste cenário. Não fui eleito aquela vez”, lembrou. Jonecir anunciou que pretende renunciar à presidência da Câmara no final de 2017 para que o vereador Stoklosa assuma o cargo no ano de 2018. Tal anúncio foi criticado pelo vereador Barracão, que pediu a palavra para dizer que isso fere a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Casa, quais preveem o período de dois anos para cada administração do Poder Legislativo. “Só se o senhor renunciar ao cargo de vereador”, disse Barracão. Jonecir respondeu que analisará e se pronunciará a respeito do tema no momento oportuno.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Eleitos tomam posse e novo presidente da Câmara de Itapoá é definido

  • Avatar
    10 de janeiro de 2017 em 18:40
    Permalink

    Como eleitor e filiado ao PTB, partido que participou da coligação vitoriosa desta nova gestão, ao ler, por diversas vezes, as palavras pronunciadas pelo Presidente eleito, fiquei perplexo, custei a acreditar.
    Como um Vereador eleito pelo povo, ao assumir a Presidência do Poder Legislativo de Itapoá, em sua primeira manifestação, assim se expressa: “Jonecir anunciou que pretende renunciar à presidência da Câmara no final de 2017 para que o vereador Stoklosa assuma o cargo no ano de 2018.”
    Vereador, a Câmara não é um Feudo seu, não lhe pertence; seus eleitores não são seus Vassalos.
    Não transforme a Câmara num “Balcão de Negócios”, já nos primeiros dias.
    Caso essa idéia de renúncia trienal se materializar – um Presidente a cada ano, independente da legalidade da legislação – poderemos parodiar Boris Casoy e afirmar: “ISSO É UMA VERGONHA”.
    Saúde, paz e amor. Brand

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook