Itapoá e São Francisco do Sul passam a ter ligação via transporte marítimo de passageiros

FOTO: divulgação.
FOTO: divulgação.

Nessa segunda-feira, dia 09 de janeiro, entrou em operação o transporte marítimo e fluvial de passageiros da empresa Marinebus, ligando Itapoá a São Francisco do Sul. Um encontro entre o proprietário da empresa Pablo Balbis Garcia e o novo prefeito francisquense Renato Gama Lobo (PSD) selou um acordo para que o projeto pudesse ser colocado em prática. “Esse é um esforço do poder público para fomentar a atividade náutica no município, além de facilitar a acessibilidade para os setores de turismo, de atividades portuárias e empresariais. Unimos interesses da iniciativa privada para melhorar e manter equipamentos públicos, como o Terminal Turístico de Passageiros”, destacou o prefeito de São Francisco do Sul.

O custo da passagem será de R$ 10. O local de saída do Marinebus, em Itapoá, será o trapiche próximo ao Porto. Já em São Francisco do Sul, será o Terminal Marítimo de Passageiros, no Centro Histórico. “A iniciativa também deve chegar à Joinville, entretanto, com horários apenas para os fins de semana. As saídas de Joinville acontecem no bairro Espinheiros. O custo da passagem no trecho São Francisco – Joinville será de R$ 20”, diz nota da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul.

O transporte de passageiros seguirá os horários abaixo:

São Francisco do Sul – Itapoá
Segunda a sexta: 6h10 – 8h30 – 13h30 – 18h10;
Sábados e domingos: 6h10.

Itapoá – São Francisco do Sul
Segunda a sexta:
7h30 – 11h – 17h10 – 19h30;
Sábados e domingos: 19h30.

São Francisco do Sul – Joinville
Sábados e domingos: 8h.

Joinville – São Francisco do Sul
Sábados e domingos: 9h – 17h.

 

Oito anos de expectativas

O projeto não é nenhuma novidade e já vem sendo discutido desde o final de 2008 – com reiteradas tentativas de implantação. Desde abril de 2009, a discussão ganhou força em Itapoá, quando na Câmara de Vereadores local, a então vereadora pelo PSDB, Márcia Regina Eggert Soares, comentou que havia ouvido falar sobre a possibilidade de implantação do transporte marítimo e turístico, até então, nomeado de JetBus, na Cidade. Um mês depois, em maio de 2009, atendendo um requerimento do vereador Jeferson Rubens Garcia (PMDB), a Câmara aprovou uma moção de apoio ao empreendimento. O próprio responsável pela empresa JetBus esteve na Cidade dias depois, explicando aos vereadores, como funcionaria o projeto e dizendo o que faltava para que ele entrasse em operação. “Se você me perguntar se é possível começar amanhã [19/05/2009] o transporte JetBus, eu digo que sim, condicionado à autorização da Marinha”, garantiu Fernão de Oliveira. O JetBus chegou a operar por poucos dias, mas fracassou e o projeto ficou quatro anos no esquecimento.

Em junho de 2013, a então SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville (hoje, ADR Joinville) foi sede de uma reunião sobre projeto de transporte hidroviário de passageiros, que então, interligava somente Joinville e São Francisco do Sul. Esse encontro contou, inclusive, com a presença do prefeito de Itapoá à época, Sérgio Aguiar (PMDB), dada a expectativa que o transporte se expandisse à comunidade itapoaense. Apesar de todas as tratativas, o projeto novamente foi deixado de lado por cerca de um ano.

Eis que no finalzinho de 2014, uma nova previsão para a retomada do uso da hidrovia que liga Joinville a São Francisco do Sul foi divulgada, já sob responsabilidade da empresa Marinebus, mas mal chegou a operar. De acordo com a companhia à época, a baixa procura pelo serviço no fim de ano e a falta de documentos emitidos pela Companhia dos Portos motivaram um adiamento para os primeiros dias de 2015. O serviço voltou a ser ofertado, mas novamente durante poucos dias.

Pela primeira vez, porém, o projeto inicia com foco no transporte entre Itapoá e São Francisco do Sul, deixando Joinville como opção secundária. Todas as outras vezes que se tentou colocar esse transporte em prática, lançou-se a linha São Francisco do Sul – Joinville, deixando Itapoá como opção futura. A esperança é que com essa inversão, o empreendimento se torne viável economicamente falando e não seja mais interrompido, tornando-se um importante meio de transporte de passageiros e excelente opção para quem não quer enfrentar o trânsito intenso e, muitas vezes, perigoso, das rodovias que cortam a região.

Da Tribuna de Itapoá.

itapoa-e-sao-francisco-do-sul-passam-a-ter-ligacao-via-transporte-maritimo-de-passageiros

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

5 comentários em “Itapoá e São Francisco do Sul passam a ter ligação via transporte marítimo de passageiros

  • Avatar
    7 de fevereiro de 2020 em 12:56
    Permalink

    Boa tarde!
    Também falta a manutenção do píer de atracação de um lado que a prefeitura deveria manter por causa de força da maré.
    O telhado do píer é madeiras a ser trocadas.
    Espero que as autoridades tomem providências antes de acontecer algum tipo de acidente por falta de manutenção.

    Resposta
  • Avatar
    28 de janeiro de 2017 em 08:25
    Permalink

    Realmente, nos finais de semana terão de manter os horários e até aumentar.

    Resposta
    • Avatar
      13 de janeiro de 2017 em 17:49
      Permalink

      Infelizmente, o telefone não foi divulgado. Talvez, você consiga junto à Prefeitura de São Francisco do Sul, que é quem divulgou a ativação de transporte. O telefone de lá é o (47) 3471-2200, mas só funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 13h30min. Espero que ajude. Obrigado pelo contato.

      Resposta
  • Avatar
    10 de janeiro de 2017 em 17:08
    Permalink

    gostei da idéia, era o que faltava em Itapoá, mas neste horário de sábado e domingo, não dá não, porque quem vai, terá que posar noutro lado, ou será que não entendi direito.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook