VIVA MAIS: Pare, se acalme e concentre

As festas de final de ano se foram, começamos mais um ano, e a vida rotineira que nos acompanha chega sem pedir licença e se instala. E como todo início de ano, vêm as contas, matrículas, novos projetos e mais uma vez tudo se inicia.

No entanto, mesmo diante da vida corrida, às vezes, é preciso parar, se acalmar e concentrar em meio a este turbilhão de informações e acontecimentos que nos rodeiam. É preciso encontrar a si mesmo. Uma das práticas que ajudam nesse processo é a meditação. De acordo com o terapeuta Reiki e professor de Yoga, José Filho, da Casa de Yoga Shanti, as três condições iniciais para meditar são estas: parar, acalmar e concentrar. No estado de agitação, é impossível relaxar, não há concentração. Por isso, é fundamental o relaxamento para que a mente fique serena.  “Parar significa voltar-se para dentro de si mesmo, recolher os sentidos que se perdem nas distrações do mundo e trazê-los para o momento presente. Acalmar simboliza restabelecer o fluxo da respiração, apaziguar o coração e gerar uma mente não-reativa, livre de toda perturbação, sem identificação, apego ou aversão. E, por último, concentrar é conduzir todas as sensações, emoções e pensamentos em uma única direção”, explica o terapeuta.

Toda ação mobiliza um estado mental se treinarmos a nossa mente para estar atenta ao que estamos fazendo. Assim, tornamos nossa mente mais “atentiva”. Por isso, é fundamental a plena atenção, pois é a alma da concentração. “Quando não há concentração, a mente é atraída em diferentes direções, andando pra lá e pra cá sem objetivo ou propósito”, ressalta o terapeuta.

A mente necessita ser treinada para a meditação, porém isso leva tempo, e cada um tem o seu. Ainda de acordo com o terapeuta, pode- se iniciar pelo treinamento da plena atenção por meio da respiração consciente, da conscientização de cada ato da rotina diária, e também pela consciência do momento presente.

É preciso treinar, sem interrupções, utilizando as técnicas e, com isso, a mente vai se reeducando e sendo dirigida naturalmente pela experiência da meditação.

Atrelado ao processo de meditação está o Yoga, que é uma atividade para o corpo e a mente, e tem objetivo de aumentar a vitalidade física e mental. “Vamos proporcionando ao aluno, a experiência de foco e conscientização do seu corpo e dos movimentos que realizam durante toda a aula. Nutrindo uma respiração consciente, constante e equilibrada, eliminamos toda e qualquer perturbação, geramos um estado mental de maior concentração, preparando assim não só o corpo, mas também a mente do aluno para a prática mais avançado que é a meditação”, explica.

Jovem, criança, adulto ou idoso, a meditação é livre para todos, pois é fruto da experiência interior do ser. É possível fazer meditação orientada com a narração de um profissional, ou a meditação informal, que é realizada através da sustentação da mente atentiva em tudo que se faz no momento em que se faz.

Desde a década de 1970, estudos comprovam que praticar a meditação proporciona bem-estar e saúde. Além de aliviar desconfortos e proporcionar qualidade de vida, a meditação contribui com pacientes que possuem dores crônicas, insônia, depressão e, também, aumenta a imunidade. “A meditação traz muitos benefícios físicos, mentais e espirituais. Hoje em dia, muitos médicos indicam a prática meditativa como tratamento complementar ao tratamento medicamentoso”, ressalta.

Com informações do terapeuta Reiki e professor de Yoga – José Filho, da Casa de Yoga Shanti OM – Joinville.

Avatar

Luana Cristina

Jornalista pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí), já trabalhou em veículos de comunicação em Santos (SP), editoras de revistas de Balneário Camboriú e Itajaí. Atualmente, integra a equipe de jornalismo do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook