Itapoá – 30 anos de emancipação política e muitas histórias, por Thiago Gusso

Chegamos no dia 26 de abril e, portanto, comemoramos o aniversário de Itapoá. Às vésperas de a Cidade completar os seus 30 anos, podemos olhar para trás, viver o presente e planejar o futuro com orgulho de tudo o que nos trouxe até aqui, trabalhando para que voos maiores sejam alçados e na certeza de que o futuro do Município é extremamente promissor.

No dia 26 de abril de 1989, quando nossos bravos emancipadores conquistavam a tão sonhada emancipação política e administrativa, certamente sabiam da importância que aquele momento teria para a história de Itapoá, mas não podiam imaginar o “mar” de belas histórias que começavam a ser contadas a partir daquela inesquecível data.

De lá para cá, foram 30 anos de uma cidade com seus erros e acertos. Mudamos a base da nossa economia, aumentamos populacionalmente e evoluímos em todos os aspectos, alguns, menos do que deveríamos, é bem verdade, mas é incontestável o quanto a cidade cresceu e e se desenvolveu.

Quando se tem um povo batalhador e que ama o local em que nasceu ou que escolheu para viver não tem como ser diferente. Itapoá reflete um pouco do que somos, do quanto batalhamos, e é fruto daquilo que cada um de nós projetamos e buscamos nela.

Acredito que o hino de Itapoá é o que melhor descreve o que é nossa cidade. Por isso, tomo a liberdade de parafraseá-lo em alguns trechos. Podemos citar a natureza bela e fascinante com a qual Deus abençoou o Município, que não à toa, tem tantos atrativos turísticos naturais. Cito também a história que é escrita pelo seu povo, que a própria cidade o convida a participar. A memória aos fundadores e os hinos que homenageiam a Cidade Ternura é outro trecho a se destacar. Cada adjetivo do hino ao Município é compartilhado por todos que vivem e amam estas terras: linda, formosa, esperança futura. “Pedra preciosa sendo lapidada. Por todos nós, és querida e amada. Itapoá praia e sol, terra e mar. Tuas belezas, queremos cantar. Em cada olhar, uma nova emoção, que faz vibrar todo o meu coração”.

Que assim como diz o hino, o progresso de Itapoá seja pujante, seguro, e continue se expandindo por toda a região, preparando o caminho do futuro e nos unindo em uma mesma missão.

Neste 26 de abril de 2019, data que comemoras os seus 30 anos de emancipação, nós, seus filhos, parabenizamos-te com alegria e ardor civil, desfraldando sua bandeira, pela tua vitória, Itapoá.

Parabéns à Cidade e a todos os itapoaenses que são parte não só desses 30 anos, mas de séculos de história desde que os primeiros habitantes povoaram esta região. Que esta data seja celebrada por muitos e muitos anos, sempre com motivos a comemorar. Sou feliz por poder dividir desse momento especial com cada um de vocês leitores itapoaenses. Viva vocês, viva nós, viva Itapoá!

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook