Coristas infantis são “Sementes do Amanhã”

A beleza dos eternos aprendizes renovando-se como as manhãs

Com o objetivo de oportunizar a toda criança do Município um ensino musical de qualidade, há três anos – em agosto de 2016 – nascia o Coral infantil Sementes do Amanhã. O projeto foi idealizado e proposto, ao Governo Federal para obtenção de recurso de incentivo fiscal à Cultura, pela Escola de Música Tocando em Frente, que é quem também administra e presta contas ao Ministério responsável.

Em muitas escolas do mundo, o coral é a porta de entrada para a musicalização e, a partir dele, se houver um trabalho de formação de qualidade, surgem não apenas cantores nos mais diversos níveis e segmentos, mas a médio e longo prazo, também instrumentistas, professores de música, regentes, e até maestros.

Quem explica o momento atual do Grupo é Luci José da Costa Kirinus (a Nena), que coordena o projeto desde o seu início. “Hoje, o Coral está com um bom nível de afinação, leitura rítmica e melódica. O grupo semestralmente se renova com a entrada de novos integrantes, que ludicamente vão tomando conhecimento dos fundamentos da música e são naturalmente influenciados e auxiliados pelos integrantes mais antigos”, comenta.

Para Karla Cristina Ziemer Huch, regente do Coral, é perceptível o crescimento dos pequenos cantores, desde a postura, afinação até a finalização, contribuindo assim em um bom resultado no repertório executado pelo Coro. “A socialização é um ponto importante, até mesmo a relação do Coro com o público, a desenvoltura dos pequenos. Com o tempo, construímos esses laços, sabendo que o trabalho, além de profissional, também deixa sua história, e assim vai conquistando seu lugar na cidade de Itapoá e região, sendo também uma referência em canto coral infanto-juvenil”, considera Karla.

E é claro que tudo isso é percebido na outra ponta, como pode ser observado na fala de duas mães dos coristas. “Logo quando o Pedro começou a participar do Coral, percebi uma felicidade nele por fazer parte de algo, nesse caso, do Projeto. Ele se sentia bem por estar produzindo e aprendendo. Gostava muito de nos ensinar as técnicas vocais. Pedro se tornou mais disciplinado no comportamento, desenvolveu um gosto pela boa música ao mesmo tempo que também se tornou crítico com músicas de contexto pejorativo. A socialização com outros colegas ajudou também a melhorar sua postura na escola, até porque, durante os ensaios no Coral, eles convivem com crianças de diversas idades e isso favorece o aprendizado de socialização. Outro fator importante é que os professores além de ensinar as técnicas vocais, ensinam a ter disciplina, respeitar as regras do grupo, respeitar aos demais. Tudo isso de forma tão sutil, que nem parece ser uma obrigação. Tornou-se um compreender o que é ser parte de um grupo. Eu poderia escrever um artigo de tantos benefícios que podemos notar com a participação dele neste grupo. Somos muito gratos a todos os envolvidos que possibilitaram a concretização desse projeto”, detalha Maria Inês Vargem Yalçinkaya, mãe do corista Pedro Lucas Melin Dunzer, que completou 13 anos no último dia 11 de agosto (2019) e está no Coral desde o início de 2017.

“A Júlia sempre amou cantar e, através do Coral, pode realizar o seu desejo, além de fazer novas amizades e ter novas experiências. Um aprendizado único, em que ela pode ter um melhor contato com a música popular brasileira, que nós amamos”, considera Ethiene Cristine Age, mãe da corista Júlia Segura Garcia, que também tem 13 anos de idade e participa do Coral desde 2017.

Mas não são só os coristas que se sentem privilegiados de participar do Grupo. A regente Karla comenta sua experiência com o Coral. “Para mim, é muito gratificante participar deste projeto, passar o que sabemos para os pequenos, contribuindo para sua formação, não somente musical, mas de cidadãos. É um grande passo. O resultado desse trabalho feito por ‘muitas mãos’ e com todo o carinho e cuidado, vemos nas apresentações, com o feedback positivo do público”, comenta ela.

Por fim, Nena anuncia as próximas atividades do Grupo, que acaba de receber novos integrantes do mais recente processo seletivo. “Desejamos boas-vindas a todos e que possam somar nesse semestre que se inicia com o repertório natalino. Já temos apresentações agendada e em agendamento: no dia 06 de dezembro, na Igreja Matriz, e no mesmo mês de dezembro, na 5ª Noite Cultural do Porto Itapoá, em data prestes a ser definida. Nesse repertório, o Coral Sementes do Amanhã se apresenta juntamente com o Coral adulto Vozes da Babitonga. Antes, porém, no dia 15 de setembro, o Coral Infantil terá uma apresentação exclusiva com o seu repertório popular, no projeto Concertos Matinais de Itapoá”.

O projeto do Coral Infantil Sementes do Amanhã já conta com 50% do seu valor patrocinado pelo Porto Itapoá e possui projetos aprovados pelo Governo Federal para sua continuidade em 2020 e 2021, podendo receber aportes de patrocínio com 100% de desconto no imposto de renda para essa e outras empresas de Itapoá e do Brasil, bem como de pessoas físicas que queiram incentivar a Cultura mediante desconto no referido imposto.

“… Cantar e cantar e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz…” (GONZAGUINHA)

Do Itapoá Notícias.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook